O mundo está cada vez mais pobre. É a chamada emergência da desigualdade. Nos últimos 25 anos, o 1% mais rico da população concentrou 41% da riqueza mundial. É o que diz este levantamento recente do G20.
As novas tecnologias e as grandes plataformas digitais ampliaram essas desigualdades. Criaram riqueza para alguns… Mas ao mesmo tempo deixaram sem oportunidades um terço da população mundial que não tem acesso à internet.
Os donos dessas plataformas, aliás, têm ganhos estratosféricos que muitos consideram injustos e que aumentam ainda mais a desigualdade.
E esse não é só um problema econômico. É político e também social. Hoje, 83% dos países com alta desigualdade têm até sete vezes mais chances de sofrer retrocessos democráticos, segundo especialistas.
Pandemia, guerra na Ucrânia e tensões comerciais globais agravaram o cenário desigual, empurrando milhões de pessoas para a pobreza.
Mas o relatório do G20 aponta algumas soluções para a chamada emergência da desigualdade. Entre elas está taxar os super-ricos, investir em serviços públicos, adotar políticas fiscais mais progressivas e fortalecer a cooperação global.
Fonte.:Folha de S.Paulo


