Uma dor de dente pode surgir subitamente e passar vários dias atrapalhando a sua vida. Com causas variadas, costuma ser muito difícil solucionar o problema em casa, e a recomendação é sempre procurar um dentista para entender o que está provocando o desconforto e tratá-lo da melhor maneira possível.
Mas é claro que, na maioria das vezes, será impossível agendar um horário imediatamente. Nessas horas, vem a dúvida: será que tem algo que pode ser feito em casa para suportar a dor até a hora da consulta?
Confira algumas opções caseiras que podem aliviar o incômodo. Lembre-se: nenhuma dessas técnicas substitui o tratamento profissional do problema de fundo que está causando a dor.
1. Compressas frias
O uso do gelo é uma alternativa clássica para lidar com inflamações, que costumam acompanhar a dor. As compressas frias são recomendadas tanto para aliviar o incômodo quanto para reduzir o inchaço no rosto, caso ele esteja presente.
Tenha apenas cuidado para não colocar gelo diretamente contra a pele. Priorize bolsas de gelo ou, se não tiver algo assim, envolva os cubos com um pano ou similar.
2. Bochechos e enxágues
Alguns bochechos também podem contribuir para aliviar a dor, seja pelas propriedades anti-inflamatórias ou antissépticas. A alternativa mais fácil costuma ser um enxágue com água salgada. Outras opções que podem ter um efeito benéfico são a água morna e bicarbonato de sódio, ou com chá de gengibre e própolis.
3. Óleo de cravo
Outra alternativa com potencial analgésico, anti-inflamatório e antisséptico, o óleo de cravo pode ser aplicado diretamente na área afetada pela dor para minimizar o incômodo.
Vá ao dentista o quanto antes!
Todas as dicas acima devem ser encaradas do ponto de vista de alívio dos sintomas. Elas podem ajudar a combater a inflamação, reduzir a percepção de dor e, em alguns casos, também contêm itens com potencial antimicrobiano, que pode ajudar a frear a proliferação de microrganismos que causam infecções bucais.
No entanto, em nenhum dos casos as técnicas caseiras resolvem o problema de fundo. Talvez sua dor até pare de forma que parece “definitiva” após a aplicação de um desses métodos, mas a causa original do incômodo não foi tratada. Em geral, é questão de tempo até que ele reapareça.
Por isso, sempre agende uma visita ao dentista quando sentir dores. E, idealmente, realize visitas periódicas para garantir que sua higiene bucal está em dia e prevenir o aparecimento de problemas antes que eles levem a novos desconfortos.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril