6:15 AM
25 de abril de 2025

3 pontos-chave que explicam reaproximação entre EUA e Venezuela no novo governo Trump

3 pontos-chave que explicam reaproximação entre EUA e Venezuela no novo governo Trump

PUBLICIDADE


Richard Grenell e NIcolás Maduro.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Richard Grenell foi o primeiro diplomata americano a ser fotografado com Nicolás Maduro em vários anos.

“No seu primeiro governo, o presidente reeleito Donald Trump não foi bom para nós. Este é um novo começo para apostarmos em ganhos para as duas partes. E, se for bom para os Estados Unidos, será bom para a Venezuela.

Com estas palavras, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, iniciou uma mensagem televisiva para felicitar Donald Trump, pouco depois da vitória do presidente americano nas eleições de 5 de novembro do ano passado.

Com isso, Maduro estendeu a mão para Trump — o mesmo presidente que, durante seu primeiro mandato (2017-2021), aplicou política de pressão máxima contra a Venezuela, para forçar uma mudança de regime no país. Ele aplicou sanções financeiras e sobre o petróleo venezuelano.

Em 2019, os Estados Unidos encabeçaram uma coalizão internacional pelo não reconhecimento da legitimidade de Maduro, quando ele iniciou seu segundo mandato na Venezuela, após eleições presidenciais que dezenas de países consideraram fraudulentas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima