São Paulo é a terra da cozinha italiana, da culinária japonesa e também do churrasco. A qualidade das carnes que se saboreiam na cidade é excepcional.
Minha recomendação é provar os melhores grelhados da capital no Osso, ganhador da categoria no guia COMER & BEBER 2025, e ainda nos finalistas Varanda Grill e Dinho’s. Confira a seguir:
Osso
Nascido em Lima em 2013 como um projeto do açougueiro peruano Renzo Garibaldi, o restaurante cruzou os Andes e desembarcou na cidade três anos atrás em uma parceria firmada com o empresário Alexandre Mora e o filho dele Guilherme. O tri-campeão de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER mantém a grelha sob o comando da chef Isabella Ítalla, enquanto a gerente Neide Pedrosa recebe a clientela com enorme cordialidade.
Da grelha, saltam ótimos cortes, entre eles os longamente maturados, caso de um espetacular t-bone de até 39 dias de maturação — as peças menores com osso têm em torno de 600 gramas. Prove ainda o chorizo de curraleiro pé-duro, gado de pequeno porte trazido pelos portugueses para a região do Rio São Francisco, que voltou com força total ao cardápio de casas do ramo.
As hortaliças assadas no forno a carvão espanhol são a dica de acompanhamento. Antes, pode ser solicitada a porção de mollejas, nome em espanhol da glândula timo grelhada e servida com farofa cítrica e molho anticuchero de pimenta panca, shoyu e tomilho. Fãs de doces podem escalar o bolo de chocolate cremoso com farofa de bacon e sorvete de leite na saideira. Apenas no jantar, há a possibilidade de provar a degustação em nove etapas.
Rua Bandeira Paulista, 520, Itaim Bibi, tel. 3167-3816. Tem acessibilidade. $$$

Varanda Grill
Um dos maiores especialistas em carnes da cidade, Sylvio Lazzarini e sua equipe servem cortes de qualidade como o assado de tira e o bife de chorizo, que chegam à mesa impecáveis. De companhia, não perca a porção de mandioca frita crocante. Antes, uma sugestão de rio: a deliciosa costelinha de tambaqui na brasa. Caçula de Sylvio, o chef Fabio Lazzarini faz uma concorrida degustação, que ele chama de omakasê da carne. É servida no balcão da unidade da Faria Lima, no jantar, para apenas seis pessoas, somente sob reserva. Compõe-se de quinze etapas e pode incluir pratos como o tempurá de shissô com crudo de wagyu e ovas.
Rua General Mena Barreto, 793, Itaim Bibi, tel. 3887-8870. Tem acessibilidade. $$$

Dinho’s
Sob o comando do sócio Paulo Zegaib, responsável pela administração e pela cozinha, o restaurante fundado pelo pai dele, Fuad Zegaib (1932 2022), continua ótimo aos 65 anos. Localizado no térreo do Qoya Hotel, no Paraíso, faz um dos melhores choripáns da cidade, ideal para partilhar. Dos cortes, o bife de chorizo é espetacular em sabor, maciez, ponto e quantidade de sal.
Alameda Santos, 86, (Qoya Hotel), Paraíso, tel. 3016-5333. Tem acessibilidade. $$$

Fonte.: Veja SP Abril


