Diversos relatos místicos envolvem as histórias de localidades espalhadas pelo Brasil. Supostos portais para a cidade perdida de Atlântida, avistamento de objetos voadores não identificados e cavernas que ligam o Brasil ao Peru são algumas das histórias que seguem mobilizando gente com um pezinho (ou os dois) no misticismo.
Os relatos não possuem qualquer comprovação científica, mas alimentam as lendas locais e o imaginário esotérico das regiões, também explorados como atrativos turísticos.
Peruíbe, São Paulo

No litoral sul paulista, Peruíbe é conhecida não apenas pela praia tranquila para quem quer fugir do agito de Santos ou do Guarujá, mas também pelos relatos de aparições de óvnis. Há histórias de luzes misteriosas e marcas deixadas no solo, sobretudo na região da Estação Ecológica Juréia-Itatins. Isso faz da cidade sede do Congresso Nacional de Ufologia.
Mas, para além da presença de supostos alienígenas, Peruíbe também possui fama como “a terra da eterna juventude” pelas propriedades dermatológicas de uma lama com coloração preta presente na cidade. Trata-se de uma substância argilosa e, segundo estudos, utilizada no tratamento de psoríase, dermatites periféricas e seborreia.
São Tomé das Letras, Minas Gerais

Já conhecida pela atmosfera mística, São Tomé das Letras é associada a energias positivas e à ideia de ser um dos sete chacras da Terra, pontos de grande concentração energética que levariam ao crescimento espiritual. Um dos símbolo da cidade é a Ladeira do Amendoim, caracterizada por uma ilusão de ótica que faz os carros “subirem sozinhos”.
O município também abriga a Gruta do Carimbado, local com corredores revestidos de argila. Segundo a lenda, ela faria a ligação por uma caverna subterrânea com a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, a cerca de quatro mil quilômetros de distância.
Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Com relevo marcado por grandes encostas e escarpas de arenito vermelho que podem chegar a até 850 metros, a Chapada dos Guimarães reúne cânions e formações rochosas. Para além das paisagens, o local é associado ao misticismo, com a presença de campos magnéticos e ondas cósmicas.
As justificativas dos defensores são de que no local passa o chamado paralelo 15 graus sul, uma linha horizontal e imaginária considerada um campo energético que favoreceria o desenvolvimento espiritual. Essas ideias, porém, não possuem qualquer respaldo científico.
Caverna do Diabo, São Paulo

Conhecida como a maior caverna do estado de São Paulo com seis mil metros de extensão, localizada na cidade de Eldorado, a Caverna do Diabo também é permeada por histórias místicas que integram o imaginário dos moradores das redondezas.
Segundo os relatos, seriam ouvidas vozes e risadas misteriosas vindas da caverna, além de figuras petrificadas, que lembrariam rostos humanos e animais. O nome do local vem daí: a população acreditava que o próprio diabo a habitava e as imagens de pessoas nas paredes seriam as almas castigadas. Os sons, no entanto, são resultado do eco das águas e do vento batendo nas rochas do interior da caverna.
Serra do Roncador, Mato Grosso

A Serra do Roncador se estende do Mato Grosso ao Pará, atingindo até 700 metros em alguns locais. Formada por um relevo acidentado, há quem garanta que ela guarda um portal para o Reino Perdido de Atlântida.
Este local ficaria num lago conhecido como “o portal”. Com águas cristalinas, o lago atrai atenção por não abrigar vida. Outras histórias indicam que a Serra teria uma entrada para uma cidade subterrânea habitada por uma sociedade mais evoluída que a humana.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Fonte.:Viagen


