Belo Horizonte está entre as cidades mais verdes do país. Ao todo, são 81 parques na capital mineira, e o número de áreas verdes protegidas cresceu nos últimos anos.
Para os turistas ou moradores, não faltam locais para desfrutar da fauna e da flora típicas do Cerrado e da Mata Atlântica mesmo em meio ao espaço urbano. Andar e curtir são ótimas opções para o final de semana. É possível praticar esportes, planejar um piquenique ou só curtir a natureza e observar os animais.
Confira 6 parques que podem ser seu próximo destino no roteiro em BH.
1. Parque das Mangabeiras
O Parque das Mangabeiras fica ao pé da Serra do Curral e tem mais de 2.000.000 m². Inaugurado na década de 1980, abriga 59 nascentes do Córrego da Serra. Do Mirante da Mata, é possível ver toda a extensão do parque junto dos prédios da cidade.
A trilha 8 do parque, que liga a Cascatinha ao Lago dos Sonhos, reabriu em novembro de 2024: são cerca de 3 km que podem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de ônibus. O espelho d’água no Lago dos Sonhos ganhou mesas e bancos no seu entorno, para quem quiser descansar aproveitando a vista. Vale lembrar que não é permitido nadar no lago, que faz parte do curso de um córrego que integra a bacia do São Francisco.
Mas as alternativas para se movimentar por ali são muitas: tem pistas para skate, BMX (também chamada de bicicross) e patins – não esqueça do capacete! Para crianças, a Ciranda das Bonecas é uma ótima opção: são pequenas casas de brinquedo, com uma igrejinha construída em concreto e dois playgrounds.
Confira também a programação de eventos de educação ambiental na Casa Amarela, que tem uma “biofábrica de joaninhas”: os insetos são doados sob demanda para a população, como forma de combater pragas em hortas e jardins.
O Parque das Mangabeiras abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
2. Parque Professor Amílcar Vianna Martins
Para quem deseja tirar a foto perfeita do horizonte da capital, o Parque Professor Amílcar Vianna Martins é a melhor escolha. A área verde fica no bairro Cruzeiro, ao lado da Universidade FUMEC, e ficou mais conhecida por abrigar o primeiro reservatório de água de BH.

Do deck de observação do parque, é possível ver vários bairros da cidade, como Anchieta, Sion e São Pedro. Mas o atrativo não fica apenas na paisagem urbana: as árvores frutíferas e as araucárias chamam atenção, sempre bem acompanhadas de passarinhos.
Para as crianças tem parquinho infantil e alguns equipamentos para exercícios. Moradores costumam praticar yoga e tai chi chuan. O parque abre às 8h, mas fecha antes do pôr do sol, às 17h30, de terça-feira a domingo.
3. Parque Ecológico Roberto Burle Marx
Apelidada pelos belo-horizontinos de Parque das Águas, a área fica no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro, e conta com um lago e um córrego em sua extensão.
Quadras de esportes, campos de futebol e equipamentos de ginástica estão disponíveis para quem quer se exercitar em meio à vegetação. Os gramados são ótimos para fazer piqueniques ou relaxar. Aproveite para olhar para o alto: tucanos, pica-paus e gaviões têm o parque como habitat.

O lugar fica aberto de terça-feira a domingo, das 7h às 18h. Atualmente, parte das atrações do local estão fechadas para reformas.
4. Parque da Serra do Curral
Símbolo de Belo Horizonte, a Serra do Curral é patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É parada obrigatória em visitas à capital mineira.
Ao longo dos morros, há 10 mirantes de onde é possível visualizar pontos turísticos de Belo Horizonte, como o Estádio Mineirão, o Parque Estadual do Rola Moça, a Pampulha e avenidas da cidade. Fincado em uma área de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, o parque exibe uma vasta diversidade de fauna e flora. Fique de olho nos pássaros: a campanha-azul, gaviões, águias e corujas podem ser avistados. Ao todo, são mais de 120 espécies de aves.
É bom chegar preparado, já que a trilha até o mirante 3 se estende por 3 km e tem uma elevação de 123 metros. Leva cerca de 1 hora para chegar neste ponto. Leve e chapéu e protetor solar porque há pouca sombra no caminho.

Uma das entradas do parque fica próxima da Praça do Papa, outra atração belo-horizontina. O horário de funcionamento do parque vai das 8h às 17h. A última entrada permitida é às 16h.
5. Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Conhecido como Parque Central, o endereço é o patrimônio ambiental mais antigo da cidade, tendo sido criado antes mesmo da fundação de Belo Horizonte. Hoje, é uma área de preservação importante em meio ao movimento do centro da cidade – vale uma esticada após um passeio ao Mercado Central ou ao Velho Mercado Novo.
O paisagismo une espécies locais e exóticas. Mais de 4 mil árvores, entre figueiras, ipês, jaqueiras, guapuvurus e outras espécies têm o Parque como lar. Animais como gambás, micos-estrela e pássaros podem ser vistos na área verde. Também há um orquidário dentro do parque, aberto para visitas.

Se você planeja um roteiro em família por BH, essa pode ser a melhor opção de parque para visitar. Tem brinquedos para crianças, equipamentos de ginástica e quadra de tênis (que requerem agendamento) para os adultos, além de pedalinhos e barcos a remo para toda a família. Fique atento porque alguns brinquedos e atividades são pagos, como os pedalinhos, o carrossel e a roda-gigante.
Dá inclusive para encaixar a visita ao parque com um almoço ou café, já que em 2024 abriu ali um Gastrobar, ao lado do lago dos barcos.
Existem ainda cascatas – algumas artificiais, outras abastecidas por nascentes naturais – e lagoas por ali. De terça-feira a sábado, o parque fica aberto das 7h às 21h. Aos domingos, fecha mais cedo, às 17h.
6. Parque Municipal Juscelino Kubitschek
No bairro Sion, o Parque JK foi inaugurado na década de 1990, quando era conhecido como Parque do Acaba Mundo, devido à proximidade com a nascente do córrego de mesmo nome. São mais de 30 mil m² de áreas de vegetação, quadras de esportes e espaço para caminhadas.
O parque conta com acessibilidade para pessoas com deficiência. Há pontos com bancos e mesas para quem deseja relaxar. Para se exercitar, as opções são quadra de areia, aparelhos de ginástica e alongamento ao ar livre e trilhas.

Fique atento à programação cultural da capital, já que o Parque JK tem área para atividades culturais e esportivas. Sem muros ou cercas, o parque está sempre aberto, mas con em acesso permanente e não tem cercamento.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen