O mercado da beleza no Brasil está a todo vapor, já ocupando a 3ª posição global em vendas. Todo ano temos o lançamento de diversos produtos e tendências, aquecendo ainda mais uma área já bem competitiva.
Nesse contexto, é comum o marketing afirmar que é preciso usar um milhão de produtos para ter uma boa rotina de cuidados, o que não é verdade.
Para o rosto, o foco precisa ser limpeza, hidratação e proteção solar. Se você tiver alguma condição, ou quiser manejar o envelhecimento, acrescente também um creme de tratamento na rotina. O resto é acessório.
Aqui, trago 6 dicas de produtos que usei em 2025 e fizeram super bem para a minha pele. Claro, não são os único nem obrigatoriamente os melhores de todos, mas explico porque gostei e funcionaram demais para mim!
Cetaphil Healthy Radiance Gel de Limpeza Esfoliante Antimanchas

Toda essa linha rosinha de Cetaphil, feita na Coreia do Sul, é muito boa. Mas o grande destaque vai para os dois produtos de limpeza: o sabonete cremoso e o gel esfoliante.
O primeiro faz uma espuma gostosa e deixa a pele bem macia. Mas o segundo tem um diferencial: micro esferinhas (rosas!) que fazem uma esfoliação suave, mas efetiva, ajudando a retirar os incômodos cravinhos pretos no nariz, por exemplo. Além de deixar o rosto com um glow belíssimo!
Eu tenho a pele sensível e com rosácea, então nunca usei esfoliante na rotina, mas esse surpreendeu bastante. A recomendação da fabricante diz pra usar 3 vezes na semana, para não sobrecarregar na esfoliação, mas ela é tão suave que uso todos os dias (apenas uma vez ao dia) e não há problemas na minha pele. Recomendo demais!
+Leia Também: Aparelho coreano faz lifting facial em apenas 7 minutos
Sérum
Ampola Centella de Madagascar
Os produtos coreanos estão em alta, e eu, pessoalmente, acho que esse vale o hype!
A centella asiática é um ativo hidratante e revitalizante, ajudando a reparar a barreira cutânea. Para quem tem rosácea, condição de pele que enfraquece essa barreira, esse cuidado extra super ajuda. Uso imediatamente após o banho, antes do meu hidratante rotineiro.
Mas vale o adendo: é um produto caro aqui no Brasil. Muita gente acha que não vale o investimento por ele contar com apenas um único ativo, e isso é fato. Para quem pode investir e tem alguma condição que enfraquece a barreira cutânea, porém, creio que valha a pena.
Hidratante facial
Gel Creme Hidratante Microbioma Equilibrado Dermotivin Benzac Oil Control
Refrescante, levinho e muito cheiroso! Possui ativos calmantes, como alcaçuz, que ajudam a estabilizar peles sensíveis, assim como carrega um ótimo combo hidratante (com bastante glicerina!).
Tenho pele oleosa com tendência à acne e senti que não pesou e cuidou ao mesmo tempo. Não é aquele “cremão” super potente; é mais uma hidratante gostoso para usar no dia a dia.
Minha única ressalva: apesar de ter o nome “microbioma equilibrado” e afirmar que contém “tecnologia derivada de probióticos”, não há nenhum ativo pré, pró ou pós-biótico na fórmula. Ele possui ingredientes que preservam a barreira da pele, sim, o que contribui com a saúde do microbioma, mas não há nenhum ativo específico para essas bactérias boas listado no rótulo.
Mesmo assim, vale a pena! Foi o meu favorito do ano.
Creme de tratamento
Creme Facial Antissinais Neutrogena Retinol Boost 0,1%

Arrisco dizer que existe um momento canônico na vida de toda mulher que gosta de cuidar da pele: começar a usar retinoides.
Esses derivados da vitamina A são os ativos mais estudados da dermatologia e possuem alta evidência científica para manejo do envelhecimento da pele.
A fama não é à toa: eles promovem renovação celular, melhorando textura, poros dilatados, rugas finas e a opacidade da pele. Além disso, ajudam na firmeza, estimulando o colágeno. Lógico, nenhum ativo tópico se compara ao resultado de procedimentos estéticos (tecnologias e injetáveis), mas a constância no uso dos retinoides traz resultados expressivos no longo prazo.
Só há um porém: pela força do ativo, ele pode irritar bastante a pele. Diversas pessoas não toleram, descamam e até queimam o rosto usando de forma inadequada. Por isso, o ideal é ter acompanhamento e estratégias para inserir na rotina. Consulte sempre um dermatologista registrado na Sociedade Brasileira Dermatologia (SBD) antes de começar a usar.
Dito tudo isso, essa fórmula da Neutrogena, que chegou ao Brasil em 2025, caiu como uma luva para iniciantes: leve (apenas 0,1%) e carregando um combo hidratante. Ela é rica em emolientes e silicones, o que reduz irritação, e possui ingredientes que ajudam a compensar o efeito ressecante do retinol, como o extrato de Myrtus e o ácido hialurônico.
Para quem quer começar a usar em 2026, é uma ótima pedida!
Limpeza corporal
Dove Nutrição profunda, sabonete líquido

Aqui, vou contra duas tendência de limpeza corporal de 2025: usar óleo de banho ou não usa nada.
Sim, você pode ter sido impactada(o) por dermatologistas ou influenciadores falando sobre óleos de banho, como os da própria Dove ou da Nívea, que viralizaram pelo bom custo-benefício, vantagens (mantém os lipídeos da pele) e cheirinho agradável.
Também bombou nas redes especialistas falando que o ideal é não usar nada no corpo durante os banhos do dia a dia, para manter a barreira da pele, e utilizar sabonete apenas em áreas que suam bastante como axilas ou região íntima.
Minha recomendação vai por outro caminho. A começar que não consigo não usar nada, não me sinto limpa. E odeio banheiro oleoso. Até tentei óleo de banho, mas não curti.
Por isso, recomendo muito esse sabonete líquido da Dove. E vou te explicar porque o uso dele faz tão bem para a sua pele quanto as duas opções viralizadas.
Primeiro: o maior problema de usar sabão em excesso é retirar a proteção natural da pele, fato. Isso é super comum com o uso de ácido graxo saponificado, o clássico sabão verdadeiro, incluído nas fórmulas com nomes como Sodium Palmate, Sodium Palm Kernelate ou Sodium Tallowate.
Os óleos de banho, por sua vez, não contém o sabão verdadeiro como ativos limpantes. Eles usam tensoativos suaves, conhecidos como syndet. A grande diferença é que esses ativos sintéticos possuem pH mais próximo da pele, menor remoção da oleosidade natural e um menor potencial de irritação. Além disso, os óleos de banho capricham na glicerina para turbinar a hidratação.
Mas adivinha quem também usa syndet e tem glicerina? Sabonetes líquidos como esse da Dove (com a vantagem de não ser oleoso). Ele é cremoso, cheiroso, hidratante e faz uma limpeza suave, não prejudicando em nada a pele. Recomendo demais!
Desodorante
Nivea Derma Protect Clinical
Fonte.:Saúde Abril


