7:38 PM
7 de janeiro de 2026

7 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros

7 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros

PUBLICIDADE


A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um prato cheio para quem tem paixão pelo ecoturismo: considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, tem 240 mil hectares e dezenas de cachoeiras e corredeiras catalogadas e distribuídas em cinco municípios. Pode ser até difícil decidir qual delas visitar, principalmente porque nem todas são acessíveis o ano todo ou podem ser perigosas para nado.

O parque, por sorte, já possui um catálogo de trilhas que pode servir de guia para quem quer se aventurar pelas cachoeiras. Mas fica o aviso: embora algumas sejam mais curtas, cujos trajetos duram uma ou duas horas, outras podem durar dias, sendo recomendado o percurso com a ajuda de guia habilitado.

Veja, abaixo, recomendações de quais incluir no itinerário:

1. Saltos do Rio Preto

salto-rio-preto-veadeiros
Cachoeira do Salto do Rio Preto (Aline Fortuna/Wikimedia Commons)

Localizadas a 9 km da entrada do parque, os Saltos do Rio Preto são, na verdade, duas grandes cachoeiras perto da cidade de Cavalcante, e também é um dos principais cartões-postais da reserva.

Os Saltos são compostos por uma queda d’água de 120 m e outra um pouco menor, com 80 m, que também é conhecido como Cachoeira do Garimpão. Apesar do visual quase intocado, ela só pode ser acessada após uma trilha de aproximadamente 10 km, que é classificada de moderada a difícil e exige bom preparo.

Continua após a publicidade

2, 3 e 4. Cânion I e II e Cariocas

cachoeira-carioca
Cariocas é opção para se banhar (Cristiamara Giordani/Wikimedia Commons)

As cachoeiras do Cânion I e II e Cariocas podem ser visitadas por uma trilha de curta duração no parque: embora seja preciso um esforço – já que são 11 km de ida e volta – a tarefa compensa, revelando um conjunto de cachoeiras com uma formação geológica ímpar.

Nos cânions, é possível ver, do alto, as águas passando entre os corredores de pedras e formando as duas enormes piscinas. Já a 1 km dele, fica a Cariocas, onde também é possível tomar banho. Ela é maior horizontalmente, e as três compartilham das águas escuras e reluzentes do Rio Preto.

5. Cachoeira de Santa Bárbara

cachoeira-santa-barbara-veadeiros_d64998
Cachoeira de Santa Bárbara (Laura Serradourada/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

A cachoeira de Santa Bárbara é uma das mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros: com um paredão circular de 30 metros de rochas e, no meio, uma piscina natural com água azul-turquesa, fala sério!

O acesso é controlado e realizado somente por meio de guias locais por se tratar de um ecossistema frágil. Ela pertence à comunidade quilombola kalunga, que fica no povoado Kalunga Engenho II.

6. Catarata dos Couros

catarata-dos-couros
Vista aérea das Cataratas dos Couros (Augusto Miranda/MTur/Flickr)

A Catarata dos Couros provavelmente é uma das mais imponentes dentre todas da Chapada dos Veadeiros. É parte de um complexo de águas com uma muralha de pedra que se estende horizontalmente, com uma sequência de quatro quedas do Rio dos Couros.

Continua após a publicidade

As rochas e os desníveis formam também diferentes piscinas naturais e pontos de observação para relaxar ou realizar registros.

7. Almécegas 1000

Cachoeira Almécegas 1000, Chapada dos Veadeiros, Goiás
Cachoeira Almécegas 1000, Chapada dos Veadeiros, Goiás (Vinicius Cunha/Wikimedia Commons)

Vizinha à anterior, esta cachoeira conta com mais de 100 metros de queda d’água, que também cai em degraus a partir do Rio dos Couros. Após a queda, a água também escorre por pequenos degraus que podem servir como ponto de descanso e se divide em diversas piscinas menores.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima