7:26 PM
17 de agosto de 2025

7 cidades para quem ama chocolate

7 cidades para quem ama chocolate

PUBLICIDADE


Desde que o chocolate foi criado no México e as variedades do cacau começaram a ser exportadas, todo tipo de produto feito à base da fruta passou a ser inventado. Em sua multiplicidade de formas – tais como barras, trufas ou bombons – e derivados – como bebidas quentes, geladas ou alcoólicas –, aos poucos o chocolate foi ganhando o mundo.

Hoje, são milhares de fábricas, museus e outras experiências gastronômicas que atendem ao gosto dos fãs do doce. Confira 7 locais que são puro deleite para quem ama chocolate.

1. Puerto Vallarta, México

choco-museo-puerto-vallarta
Sabores e tradições do país onde o chocolate surgiu (Choco Museo Puerto Vallarta/Divulgação)

O ponto de partida para o chocolate só pode ser no México, onde as primeiras variedades do doce foram criadas. Na cidade de Puerto Vallarta, um polo turístico conhecido pela vida noturna e belas paisagens litorâneas, o ChocoMuseo oferece a Total Chocolate Experience.

Na atração, os visitantes aprendem sobre todo o processo de fabricação do chocolate, começando com a moagem do cacau mexicano. A aprendizagem inclui a fabricação do seu próprio ganache aromatizado ou trufas de chocolate com os sabores que desejar – de quebra, pode preparar 3 drinks tradicionais do país com chocolate incluso.

A experiência requer agendamento prévio no site oficial.

2. Alba, Itália

ferrero-alba-italia
Ferrero não faz tours na fábrica em Alba, mas caminhada com guias pela cidade permite conhecer a história da marca famosa por trás do Rocher e da Nutella (Archivio Ferrero/Divulgação)
Continua após a publicidade

Uma pequena comuna de menos de 30 mil habitantes é lar de algumas das marcas mais famosas da atualidade quando o assunto é chocolate: berço da Ferrero Rocher, também responsável pela Nutella, a cidade de Alba não tem um museu oficial, mas diversos walking tours ajudam a conhecer mais a história da família Ferrero e como tudo começou.

A cidadezinha fica no Piemonte, e quem faz questão de ver um museu pode transformar Alba numa esticada a partir de Turim, a grande metrópole a apenas 50 km dali. Por lá, dá para curtir a Choco-Story Torino, onde é possível testemunhar mestres chocolateiros em ação e degustar um autêntico gianduiotto.

3. Gramado, Brasil

prawer-chocolate-gramado-exterior
Prawer é pioneira no mercado de chocolate artesanal (Prawer Chocolate/Divulgação)

Em território nacional, uma das cidades mais reconhecidas pelo turismo e pelo chocolate é a gaúcha Gramado. Por lá, e na vizinha Canela, é fácil encontrar várias lojas e fábricas do doce.

A Prawer Chocolates é uma das produtoras locais que oferece a Experiência Tour e Degustação, em que os visitantes podem conhecer todo o processo produtivo na fábrica e, ao fim da visita, degustar todas variedades de chocolate fabricadas ali: branco, ao leite, meio amargo, dark e caramélisé.

Continua após a publicidade

A visita tem duração estimada de 30 minutos e acontece todos os dias, em horário comercial. Os ingressos custam R$ 59 de segunda à sexta e R$ 49 aos sábados, domingos e feriados. As entradas podem ser adquiridas nas lojas físicas da Prawer ou no site.

4. San José del Maipo, Chile

Nesta pequena cidade da região metropolitana de Santiago, parte do circuito turístico do Cajón del Maipo, a Casa Chocolate é um daqueles locais imperdíveis durante uma viagem pelo Chile. O edifício parece ter saído diretamente das histórias de contos de fadas e foi construído em arquitetura vernacular, simulando uma casa feita de chocolate de verdade. Ao redor, uma pequena floresta com corredores e banquinhos dão um ar mágico ao cenário.

No interior da casa funciona um misto de cafeteria, sorveteria e loja de chocolates, repleta de delícias para um momento especial. Mas tenha paciência: o que a casa tem de fantástico soma-se na quantidade de visitantes, o que pode gerar filas. Enquanto aguarda para entrar, vale a pena tirar muitas fotos desse local único.

5. Antuérpia, Bélgica

A Bélgica é outro país europeu que soube se apropriar da iguaria trazida das Américas e construir uma fama própria quando o assunto é chocolate. Diversas cidades do país se orgulham de suas marcas icônicas, mas, para quem deseja ter uma experiência bem completa, a melhor pedida é ir direto para Antuérpia, uma cidade que atrai turistas para além dos chocólatras.

É lá que fica o Chocolate Nation, maior museu dedicado a contar a história da versão belga desse doce – com direito a uma degustação de dez sabores ao final do passeio!

Continua após a publicidade

6. Cozumel, México

kaokao-cozumel
Fachada da Kaokao, em Cozumel (Chocolates Kaokao/Divulgação)

Em Cozumel, outra cidade queridinha dos turistas no México, a Kaokao Chocolate Experience leva os visitantes a um mergulho na história do chocolate no México e sua ligação com a cultura maia e mexicana. Essa é uma experiência mais intimista e acontece numa fábrica de chocolate artesanal administrada por uma família local.

O ápice da visita está em produzir a sua própria barra de chocolate, do contato com os grãos do cacau até o produto final. Ou, se preferir, pode apenas assistir à fabricação que ocorre por lá. O tour do chocolate acontece em grupos de até 12 pessoas e tem duração aproximada de 90 a 120 minutos. A visita custa 10 dólares e pode ser agendada previamente no site.

7. Zurique, Suíça

museu-lindt-home-of-chocolate-fonte-gigante
Fonte com 1,5 mil litros de chocolate recebe os visitantes logo na entrada (Lindt/Divulgação)

Apesar da origem latina do chocolate, a fama das melhores fábricas do doce na atualidade fica com os suíços. Assim, uma passagem pela Home of Chocolate da marca Lindt é um passeio incontornável para quem é apaixonado por chocolate. Ao entrar lá, você já encontra uma imensa fonte com mais de nove metros de altura, onde escorrem cerca de 1.500 kg de chocolate ininterruptamente.

Continua após a publicidade

Depois de experimentar essa delícia com os olhos, é hora de conferir com outros sentidos o Museu do Chocolate. Por lá, você vai conhecer a história da criação do doce, como ele mudou ao longo do tempo e, no final, dar uma olhadinha no chocolate sendo produzido na fábrica.

Outra experiência disponível separadamente é a oficina de produção de chocolate, em que é possível fazer a sua própria barra de Lindt. Tudo termina na loja e café da marca, perfeita para compras de viagem. Ingressos estão disponíveis no site e devem ser adquiridos com antecedência já que têm alta procura.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:





Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima