Ainda que tenha sido superado, de maneira surpreendente, por Max Verstappen na classificação deste sábado (5) para o GP do Japão de Fórmula 1, Lando Norris reafirmou que está muito mais feliz com seu carro da McLaren em Suzuka do que na China. Para ele, o MCL39 está muito mais “ao seu agrado”, ainda que não tenha gostado tanto de largar em segundo por “milésimos valiosos”.
O atual líder do campeonato de pilotos lamentou as pequenas margens que o fizeram perder a pole por 0s012, enquanto seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, ficou a 0s044 do holandês. De fato, o resultado foi melhor do que Xangai, quando o britânico largou da terceira colocação, atrás de George Russell, da Mercedes, o qual superou neste fim de semana.
Durante o GP da China, Norris falou sobre o quão difícil ele achou o carro de pilotar, com pequenos erros atrapalhando-lhe nas sessões de qualificação e na corrida sprint. Agora, ele se sente em uma posição melhor, tendo sido o mais rápido no TL1 e TL3 antes da classificação em Suzuka.
“Fiquei muito feliz com minha volta, honestamente”, disse o piloto nas entrevistas após o treino, revelando que tentou forçar “demais” em sua primeira volta rápida no Q3, o que o fez ter que ‘se segurar’. “Claramente não deu certo. Então, tive que recuar bastante”, continuou. “Fiquei contente com o equilíbrio e satisfeito com o carro no final”.
Ao comparar com a etapa de Xangai, ele foi enfático: “Muito mais feliz (do que lá). O carro está muito mais do meu agrado. Está um pouco dianteiro e estou mais feliz com isso”, disse Norris, referenciando-se ao acerto escolhido para o Japão.

Norris perdeu a pole para Verstappen no GP do Japão por 12 milésimos.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O britânico acredita que, se a configuração atual fosse utilizada em uma corrida sprint, ele estaria “muito mais à frente”, pelo pouco tempo que as outras equipes teriam para encontrar o ajuste ideal. “Todos são bons o suficiente para que, quando você chegue à qualificação, se recuperem um pouco”, pontuou.
“Acho que, entre nós dois, fomos os mais rápidos em todas as sessões, exceto esta”, expressou Norris sobre o desempenho dele e de Piastri nos treinos livres, sem negar que foi “um pouco frustrante” não ter pego a pole, projetando no que pode evoluir. “Acho que as curvas com as quais ainda tenho dificuldades são as em que ainda não tenho a dianteira e não tenho aderência no carro quando preciso dela”,
Norris derrotou Verstappen por menos de um segundo para vencer o GP da Austrália na abertura da temporada, uma prova onde as chuvas certamente contribuíram para o espetáculo. Com a mesma previsão para a noite em Suzuka e potenciais pancadas no domingo, ele não consegue prever o que pode acontecer em mais uma batalha com o rival na largada.
“Ninguém sabe como estará o tempo amanhã, então não adianta tentar pensar em muitas coisas”, reforçou Norris. “Faremos nossa lição de casa hoje à noite. Provavelmente, será uma corrida como Melbourne, emocionante para todos, mas agora tenho que tentar fazer algumas ultrapassagens, veremos”.

Piastri foi o mais rápido em dois setores, mas perdeu tempo em pequenos erros no quali.
Foto de: Toshifumi Kitamura – AFP – Getty Images
Piastri lamenta milésimos valiosos perdidos em sua última volta
Piastri, que venceu na China tendo conquistado sua primeira pole em um GP – sem contar corridas sprint, vai largar na segunda fila depois de perder tempo durante o primeiro setor. O australiano estabeleceu os tempos mais rápidos nos setores dois e três, mas não conseguiu compensar os momentos valiosos perdidos no início de sua última volta rápida.
Em contraste com seu companheiro de equipe, disse que teve que trabalhar mais para encontrar o ponto ideal da McLaren em Suzuka. “Não foi meu melhor setor um”, admitiu. “Acho que perdi um pouco de tempo em comparação com a primeira volta do Q3 e, quando a diferença é de 0s040s do primeiro para o terceiro, você pensa bastante sobre isso”.
“Acho que a primeira volta do Q3 foi boa. A segunda, só um pouco fora da marca em alguns lugares, mas tive que me esforçar um pouco mais neste fim de semana do que na última corrida, e demorou um pouco mais para chegar lá”, pontuou o australiano, revelando certa dificuldade em relação à etapa de Xangai.
“Acho que olhando para as margens e como me saí, fiquei bem feliz, são apenas essas pequenas margens que, quando estão tão apertadas, fazem toda a diferença, claramente”, continuou, também falando sobre a possibilidade de chuva. “É ver o que o clima faz. O plano é tentar terminar duas posições à frente de onde estou começando, mas veremos o que teremos amanhã primeiro”.
O GP do Japão está marcado para o próximo domingo (6), a partir das 2h no horário de Brasília. A Band transmite a corrida para o Brasil na TV aberta e a F1TV Pro no streaming. O Motorsport.com acompanha em tempo real e traz toda a repercussão do fim de semana.
Confira o grid de largada completo do GP do Japão:
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 – É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
In this article
Mark Mann-Bryans
Fórmula 1
Lando Norris
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Subscribe to news alerts
Fonte. Motorsport – UOL