Outra recomendação é conectar o carregador quando a bateria estiver próxima dos 20%. Assim o usuário evita que ela descarregue completamente.
A linha Pixel, do Google, também traz soluções inteligentes para o problema. Segundo o portal The Verge, os aparelhos aprendem os hábitos de uso dos donos e evitam carregar até 100% da capacidade até uma hora antes do horário em que normalmente são desconectados:
Eles aprendem os hábitos de carregamento dos usuários e evitam carregar até 100% da capacidade até uma hora antes do horário em que normalmente são desconectados. Isso evita a degradação da bateria por sobrecarga, prolongando a vida útil das células Reportagem do The Verge

Carregadores rápidos, apesar de convenientes, exigem cautela. O uso frequente pode gerar mais calor e, com isso, acelerar o desgaste da bateria. Michael Kim, especialista em baterias e fundador do site EV Charger Review, reforça esse ponto:
O carregamento rápido aquece a bateria mais do que o carregamento lento. Você não precisa de um carregador rápido na mesa de cabeceira enquanto dorme. Eu uso um carregador USB comum de 5 V Michael Kim, especialista em baterias, ao Lifewire
Fonte.:UOL Tecnologia.: