A deputada estadual Thainara Faria (PT-SP) acionou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para suspender o plano de remoção das famílias que habitam a favela do Moinho, no centro da capital paulista.
Localizado entre duas linhas de trens metropolitanos na divisa dos distritos Bom Retiro e Campos Elíseos, o terreno onde está a comunidade pertence à União, que vem discutindo com a gestão paulista a cessão gratuita da área, onde um parque deverá ser construído.
Em troca, São Paulo propõe reassentar os moradores em apartamentos com financiamento subsidiado pela CDHU, a empresa estadual responsável por projetos de habitação popular.
A parlamentar diz que faltou diálogo com as comunidades e pede que sejam instauradas comissões para a realização de inspeções judiciais e audiências de mediação. “A reintegração de posse deve se dar de forma responsável”, argumenta.
Como mostrou a Folha, há moradores descontentes com as condições oferecidas. As principais reclamações são de que os residentes estariam sendo pressionados a aceitar imóveis em locais distantes e com valores de financiamento além da capacidade financeira dele —já o governo Tarcísio diz que é o crime organizado que pressiona os residentes a não aceitarem deixar a favela.
A parlamentar quer que o MP-SP abra uma investigação para apurar a conduta da gestão estadual e da Polícia Militar na remoção das famílias da comunidade.
O governo Lula diz que apoia a remoção desde que as mais de 800 famílias moradoras sejam realocadas. A gestão Tarcísio justifica a desocupação da favela mediante riscos aos moradores.
JOGO DE CENA
A atriz Bete Coelho e o ator Gabriel Braga Nunes prestigiaram a estreia da peça “Senhora dos Afogados“, de Nelson Rodrigues, no Sesc Pompeia, em São Paulo, na semana passada. Marcelo Drummond e Leona Cavalli, que fazem parte do elenco do espetáculo, receberam convidados na ocasião.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI, MANOELLA SMITH e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo