O Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa nacional do Sebrae, tem se destacado no fortalecimento das economias locais de 100 municípios do Rio Grande do Sul. Com múltiplos eixos de atuação, o programa busca fomentar o empreendedorismo local, promovendo e incentivando a capacitação de micro e pequenos empresários, além de ajudar a criar um elo de cooperação entre empresas e poder público.
Um dos eixos do programa é voltado para a desburocratização com o propósito de ajudar a facilitar processos e a abrir novos negócios, em especial pelos microempreendedores individuais (MEIs). Nesse contexto, está o workshop “Conexão e Experiência”, um curso de atendimento ao cliente desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa é direcionada aos servidores públicos que interagem diretamente com o cidadão e aos agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, um espaço em cada prefeitura, em parceria com o Sebrae, que presta apoio aos pequenos negócios com assessoria e informações, entre outros serviços.
Recentemente, no município de Garibaldi, foi realizado o workshop com a participação de 25 servidores públicos. Cerca de 30 cidades gaúchas já receberam o curso. Segundo o Consultor Conteudista do Sebrae, Jankel Dal’osto, “o objetivo principal é propor uma reflexão sobre a importância do atendimento ao cidadão, incentivando uma quebra de paradigmas em relação às técnicas de atendimento”.
Dal’osto explica que o curso visa elevar a percepção dos participantes sobre seu papel no resultado final para o cliente. “Técnicas de atendimento ao cliente, amplamente utilizadas por empresas privadas renomadas como Disney e Amazon, podem e devem ser aplicadas no setor público, resultando em uma diferença importante na resolução de problemas e na satisfação dos cidadãos”.
Além de ensinar técnicas disruptivas de atendimento, o workshop destaca a relevância do trabalho realizado pelos servidores públicos. “A gente busca valorizar e mostrar a importância do trabalho que eles fazem. Afinal, é através do atendimento que se estabelece um ambiente de cooperação nas relações entre servidores públicos e a população”, finaliza Dal’osto.
Fonte Agencia Sebrae