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24 de junho de 2025

Podcast: o programa iraniano e as regras de armas atômicas – 24/06/2025 – Podcasts

Podcast: o programa iraniano e as regras de armas atômicas – 24/06/2025 – Podcasts

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Depois de novas trocas de ataques entre Irã e Israel e de mísseis lançados por Teerã em direção a uma base americana no Oriente Médio, a segunda-feira (23) terminou com um anúncio de cessar-fogo na guerra. Ele foi feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e deveria passar a valer nesta madrugada.

Em meio aos novos desdobramentos do conflito, continuam as dúvidas sobre o que restou do programa nuclear iraniano —que seria, segundo Trump e Israel, o principal alvo da guerra. O anúncio que o americano fez de um cessar-fogo nem passou pelo tema.

Também continua incerta a força do aiatolá Ali Khamenei e a possibilidade de o regime voltar à mesa de negociações. O ministro das Relações Exteriores iraniano chegou a se reunir com colegas europeus, que tentam reabrir canais de diálogo sobre o programa nuclear. Depois dos ataques americanos, ele disse que a diplomacia foi lançada pelos ares.

O episódio desta terça-feira (24) do Café da Manhã trata do programa nuclear iraniano e do desenvolvimento de armas atômicas no mundo, discute as regras para o desenvolvimento desses artefatos e explica outros fins possíveis para programas nucleares. O convidado é o professor de direito internacional da Universidade Federal do Pampa Cristian Wittmann, integrante da Campanha Internacional pela Proibição de Armas Nucleares (Ican, na sigla em inglês), coalizão de organizações que recebeu o Nobel da Paz em 2017.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Gustavo Luiz e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.



Fonte.:Folha de S.Paulo

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