3:49 PM
6 de julho de 2025

Queima do Alho resgata tradição da cozinha raiz na Festa do Peão de Barretos

Queima do Alho resgata tradição da cozinha raiz na Festa do Peão de Barretos

PUBLICIDADE


Durante a 70ª Festa do Peão de Barretos, que acontece de 21 a 31 de agosto, um dos momentos mais pitorescos do evento é a tradicional Queima do Alho. Mais do que uma refeição, trata-se de um mergulho na alma sertaneja.

Reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Brasil, essa tradição remonta aos tempos das comitivas de boiadeiros que cruzavam o país, cozinhando no campo com poucos recursos. Arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e outros pratos típicos são preparados com técnicas passadas de geração em geração, utilizando apenas os mesmos utensílios e ingredientes da época — nada de gás, micro-ondas ou modernidades gourmets. O nome do evento se refere ao preparo do alho, que era feito durante a viagem, que era descascado e conservado em gordura animal. 

Arroz carreteiro, feijão gordo e paçoca de carne são preparados com técnicas passadas de geração em geração
Arroz carreteiro, feijão gordo e paçoca de carne são preparados com técnicas passadas de geração em geração (André Monteiro/Divulgação)

Concurso Queima do Alho

No dia 24 de agosto, acontece o Concurso da Queima do Alho, quando 20 comitivas se enfrentam com seus melhores pratos. O critério? Fidelidade ao preparo original. O sabor é avaliado por jurados que conhecem, literalmente, o “chão da estrada”, com vivência e paladar treinado para reconhecer o tempero da tradição.

“As regras priorizam a raiz sertaneja. Não pode usar nada além do que se usava nas antigas comitivas. As tralhas têm que ser de época, o fogo é de chão e a lenha é o único combustível permitido. A ideia é preservar a história e o sabor do prato”, explica João Paulo Martins, coordenador do concurso.

Continua após a publicidade

Além da comida, o concurso traz ainda o tradicional Concurso de Berrante, além de apresentações culturais como moda de viola e catira. A experiência conquista mesmo quem não é fã de rodeios. No canto do Ponto de Pouso, o espaço tradicional do Parque do Peão que recebe o concurso, tem até uma legítima “venda”, o comércio da época em que os tropeiros desbravaram o Brasil, conduzindo boiadas.

Em 2024, mais de 8 mil pessoas passaram pelo espaço da Queima do Alho durante os 11 dias da festa e a expectativa da organização para 2025 é que o público seja ainda maior.

Fogão é para os fracos
Fogão é para os fracos (André Monteiro/Divulgação)
Continua após a publicidade

Serviço

Ingressos para ver o rodeio e o show da noite custam a partir de R$ 70. A Queima do Alho é realizada no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão, nos dois finais de semana do evento (de 22 a 24 e de 29 a 31 de agosto), das 12h às 15h, e o ingresso deve ser comprado à parte a partir de R$ 210 no lote 1 (os lotes vão esgotando e ficando mais caros). Ingressos no site barretos.totalacesso.com e também durante a Festa, diretamente na bilheteria em frente ao Rancho Ponto de Pouso.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

 



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima