O Instituto Sou da Paz vai lançar nesta terça (8) uma campanha criada com o uso da inteligência artificial (IA) para incentivar a entrega voluntária e anônima de armas. No vídeo, MarIA, construída por meio da tecnologia, representa todas as mães que já perderam um filho ou uma filha para a violência armada.
“Nós também somos vítimas. Eu sou a soma de todas as dores. E dou voz a mães e famílias que choram sem ser ouvidas”, diz ela no filme. A campanha resgata mobilizações realizadas pelo Instituto nos anos 1990.
“Quando falamos da necessidade de uma regulamentação responsável que estabeleça critérios rígidos para o acesso a armas, estamos falando sobre preservar as vidas de pessoas e impedir que tragédias evitáveis aconteçam”, diz a diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.
A campanha foi criada e desenvolvida pela agência Troup em parceria com a Alegria
“Muito se fala sobre como a IA está sendo usada para substituir o fator humano na comunicação, buscando mimetizar sentimentos através de personagens que não existem e só para baratear produções. Fomos no caminho do propósito por trás da ferramenta: a MarIA existe, só não é vista”, diz Marcelo Reis, fundador da Alegria.
Foram duas semanas de trabalho de IA para o desenvolvimento do vídeo de um minuto de duração. A produtora Love Pictures Company também gravou duas diárias com uma atriz para captar voz e expressão corporal como referência.
REGRESSO
Maria Fernanda Cândido recebeu convidados na reestreia da peça “Balada Acima do Abismo”, na semana passada, no Teatro-D-Jaraguá, em São Paulo. A pianista Sônia Rubinsky acompanha a atriz em cena. A cantora Luciana Mello, o apresentador e colunista da Folha, Zeca Camargo, e o diretor Esmir Filho marcaram presença no evento. O espetáculo é uma colagem de textos de Clarice Lispector.
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo