A Folha lança nesta terça-feira (8) a série Avanço Chinês, que aborda os impactos no mercado brasileiro da chegada crescente de empresas da China. As reportagens mostram como o desembarque de multinacionais asiáticas mexeu com o mercado de trabalho, a concorrência, o acesso à tecnologia e outros aspectos da economia brasileira
Do boneco Labubu aos carros elétricos, passando pelos painéis fotovoltaicos, os produtos chineses estão por toda parte. Essa vinda de empresas do país asiático se intensificou nos últimos três anos.
Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil, sendo o principal destino (28%) das exportações. Ao mesmo tempo, 24% das importações vêm do gigante asiático.
O Brasil registra superávit comercial com o parceiro, que conseguiu aumentar suas vendas em quase 20% no ano passado, tendência que se manteve no primeiro semestre de 2025.
As reportagens da série explicam ainda como o cenário geopolítico, com a guerra comercial entre EUA e China, fez o país asiático ampliar relações e os investimentos na América Latina.
A aproximação entre os dois países se intensificou nos últimos anos, com acenos do governo Lula a Pequim, que recebeu duas visitas do petista no atual mandato.
- Inscritos nas newsletters FolhaMercado e China, terra do meio receberão as reportagens no email
China, terra do meio
Receba no seu email os grandes temas da China explicados e contextualizados
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Fonte.:Folha de S.Paulo