4:17 PM
31 de agosto de 2025

Otan diz que Brasil pode sofrer sanções caso Rússia insista com guerra

Otan diz que Brasil pode sofrer sanções caso Rússia insista com guerra

PUBLICIDADE



RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Mark Rutte, secretário-geral da Aliança Militar Ocidental (Otan), afirmou que países como Brasil, China e Índia poderão sofrer novas sanções caso a Rússia não aceite iniciar negociações de paz com a Ucrânia.

Rutte alertou que os países que continuarem negociando com a Rússia serão ‘duramente atingidos’ por sanções dos Estados Unidos. O comentário foi feito, nesta terça-feira (15), durante uma reunião com senadores americanos no Capitólio.

O secretário-geral sugeriu ainda que os líderes desses países façam pressão diretamente sobre o presidente Vladimir Putin para que ele entre nas conversações de cessar-fogo.

“Meu incentivo a esses três países, se você estiver em Pequim ou em Nova Déli, ou se você for o presidente do Brasil, talvez seja uma boa ideia dar uma olhada nisso, porque isso pode atingir vocês de forma muito forte. “Então, por favor, façam uma ligação para Putin e digam que ele precisa se comprometer com as negociações de paz”, disse Mark Rutte.

Na segunda-feira (14), o ex-presidente Donald Trump anunciou que daria um prazo de 50 dias para Putin negociar a paz, caso contrário, aplicaria tarifas de 100% e outras sanções. Embora Trump não tenha mencionado especificamente Brasil, China e Índia, esses países continuam comprando petróleo e produtos russos desde o início da invasão da Ucrânia, em 2022.

Senadores dos EUA, como Richard Blumenthal e Lindsey Graham, estão pressionando por um projeto de lei que impõe tarifas de até 500% sobre os países que fazem negócios com a Rússia.



Fonte. :. Noticias ao minuto

Leia mais

Rolar para cima