3:05 PM
31 de agosto de 2025

Jefferson Rueda e outros chefs e – 17/07/2025 – Comida

Jefferson Rueda e outros chefs e – 17/07/2025 – Comida

PUBLICIDADE


Em 2017, a Folha adicionou um novo prêmio ao especial de gastronomia O Melhor de São Paulo: chef do ano. Desde então, a categoria teve como vencedores André Mifano, Jefferson Rueda, Telma Shimizu, Luana Sabino e Eduardo Ortiz e Ivan Ralston.

De lá para cá, o prêmio ajuda a contar movimentos da gastronomia da capital. “Minha ideia era chocar, mudar, trazer novos conceitos para a mesa paulistana”, afirma Mifano, primeiro campeão da categoria, sobre a vitória em 2017, quando estava à frente do extinto Lilu. Hoje, ele comanda o italiano Donna.

“A cena gastronômica mudou bastante. Hoje tem mais gente olhando para o Brasil, para os ingredientes da nossa terra, para o produtor que está lá ralando para trabalhar de maneira mais sustentável e entregar ingredientes de qualidade”, diz Jefferson Rueda, à frente d’ A Casa do Porco.

Vencedora em 2019, Telma Shimizu, do Aizomê, levanta a questão da igualdade de gênero nas cozinhas. “Posso falar que quando a Folha me premiou [como melhor chef] foi um marco. Foi um protagonismo indiferente do gênero. Eu diria que a Folha foi pioneira nisso”, diz.

Eleitos chefs do ano em 2023, Luana Sabino e Eduardo Ortiz, do Metzi, afirmam que o prêmio aconteceu em um momento no qual os brasileiros estavam valorizando mais a cultura latino-americana. Para Ortiz, a premiação motiva não apenas os chefs, como também suas equipes.

Ivan Ralston, do Tuju, também lembra da importância do trabalho em conjunto —destacando os funcionários responsáveis pelo serviço à mesa. “Restaurantes que prestam atenção em serviço estão em evidência”, diz ele.

O Melhor de São Paulo – Gastronomia revela em agosto os vencedores de 43 categorias, entre elas a de chef do ano. Há ainda 28 campeões eleitos por meio de uma pesquisa Datafolha, entre restaurantes e bares. Marcas favoritas de quem prepara refeições em casa também são elencadas em 50 categorias de produtos.

Acompanhando os prêmios, o especial traz uma seleção de quase 900 restaurantes, bares, padarias, cafeterias e docerias. O especial será publicado em formato de revista e apresentado em evento com representantes do setor. Estará disponível em todas as plataformas da Folha e à venda em bancas da Grande São Paulo junto da edição impressa do jornal. Também chega à casa do assinante.



Fonte.:Folha de São Paulo

Leia mais

Rolar para cima