Domingos Neto gosta de dizer que é, antes de tudo, um açougueiro. Conhecido como Netão Bom Beef, nome da sua rede, o empresário de 39 anos se notabilizou na internet como influenciador de carnes e é dono de uma legião de fãs.
São 1,7 milhão de pessoas no Instagram e 1,33 milhão no YouTube que o seguem para aprender técnicas de churrasco ou nomenclaturas de cortes especiais.
“Mas primeiro nasceu o açougueiro, depois o produtor de conteúdo”, conta Netão.
O apreço pela carne começou na infância. Ainda pequeno, visitava fazendas e frigoríficos com o tio, dono de um açougue em Santos, no litoral de São Paulo. Ele trabalhou no empreendimento quando adolescente, levando carnes de bicicleta à casa de clientes.
Entre uma entrega e outra, aprendeu a cortar peças e a atender fregueses, atividades que o atraíam. Mas separar carnes não era suficiente. Ele queria ser o dono do açougue.
Foi trabalhar em um cruzeiro aos 20 anos para juntar dinheiro. Ao voltar, encontrou o açougue da família comprado por outra pessoa, mas convenceu o novo dono a vendê-lo —pagou em nada menos do que 90 parcelas.
Com o empreendimento na mão em 2014, Netão quis explorar cortes pouco comuns no Brasil, com os quais teve contato em alto-mar. Para vender as novidades, começou a fazer vídeos para falar sobre carnes especiais. “Aí nasceu o produtor de conteúdo.”
O então influencer passou a falar sobre prime rib, corte que fica entre a 6ª e a 12ª costela do boi, denver steak, parte mais tenra do acém, e flat iron, no ombro. Todos vendidos na Bom Beef, que passou ao modelo de franquia e agora tem 51 pontos de venda em 12 estados.
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Os vídeos em tom divertido refletiram de forma positiva no negócio, que se expandiu também para hamburguerias. São 27 unidades da Bom Beef Burger em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Mato Grosso. Há ainda lojas sendo implantadas em Santa Catarina, Goiás e Pará. Dez anos depois de comprar o açougue do tio, Netão chegou à marca de R$ 300 milhões de faturamento.
Além de impacto nas vendas, os seguidores passaram a ajudar no controle da empresa, segundo o empresário. “Meu inbox é um grande portal de atendimento aos clientes”, diz. Reclamações de produtos que apareceram nas mensagens privadas de Netão levaram a revisões de processos em algumas unidades da empresa.
Apesar da fama, o empresário não atribui o desempenho apenas ao sucesso online. “Não adianta nada fazer um excelente marketing se no ponto de venda eu não tiver um bom produto”, afirma.
O grupo de Netão planeja intensificar a expansão pelo país em 2025. O empresário diz que pretende abrir 20 franquias da hamburgueria e outras 20 de açougue até o próximo ano. “Fico até encantado em falar isso porque não era algo que eu vislumbrava. Mas, como dizem, a gente é do tamanho do nosso sonho.”
A fama do empresário se estende aos frequentadores dos seus endereços. Em maio, Neymar foi à Parrilla Bom Beef —única churrascaria do empresário— em Santos, em uma Ferrari SUV Purosangue, avaliada em mais de R$ 7 milhões. Com a visita, a entrada do restaurante ficou cheia de torcedores do Santos, atual clube do jogador.
Netão conhece os atletas do time há algum tempo. Ele costumava fazer churrascos para alguns, inclusive para Neymar e família.
“O dinheiro do cliente famoso vale o mesmo do que o não famoso”, diz o empresário. “A diferença é que para o famoso a gente geralmente vai pedir uma foto.”
Mesmo no mundo das celebridades agora, uma coisa não mudou na sua rotina: o churrasco com a família. “A gente faz muito mais churrasco do que o resto das pessoas”, conta o influenciador. “É sempre um momento de muita alegria e celebração.”
No menu da sua casa, Netão diz que não abre mão do arroz e do feijão, nem consegue fazer churrasco sem picanha e alguma carne especial, como a de wagyu. Esta, comprada no seu açougue, é claro.
Fonte.:Folha de São Paulo