No Instagram, a hashtag #morangodoamor acumulava mais de 248 mil publicações na última quarta-feira (30). A fama atravessou o Atlântico e chegou à França e Portugal por meio de brasileiros conectados com o que se passa no seu país de origem.
O doce feito de morango com cobertura de chocolate branco ou leite condensado e encapsulado por uma calda cristalizada de açúcar com corante vermelho viralizou no Brasil nas redes sociais a partir de junho de 2025. O ápice da popularidade aconteceu durante as festas de São João do país, como substituto da tradicional maçã do amor.
A tendência, impulsionada principalmente por vídeos no TikTok, Instagram e Kwai mostrando a camada caramelizada estalando na mordida, fez o morango açucarado virar uma verdadeira febre no Brasil. Somente no TikTok, foram registrados mais de 50 milhões de visualizações nos primeiros dias de viralização.
No final de julho de 2025, o morango do amor ainda está bombando nas redes sociais brasileiras, movimentando a rotina das confeitarias no país —e agora também ganhando repercussão na Europa.
Brasileiros fora do Brasil, mas conectados às trends do país
Impulsionado pela intensa propaganda orgânica nas redes, o doce passou a aparecer com frequência nos perfis de quem vive fora do Brasil, mas mantém contato com o país pela internet.
As imagens que dão água na boca se espalharam rapidamente. Até nos grupos de família e amigos, nos aplicativos de conversa, a tendência culinária marcou presença. A arquiteta Clara Freitas, de 29 anos, foi uma das influenciadas pelas redes sociais e assim que soube das vendas no evento Paris Plages, à beira do rio Sena, correu para experimentar. Este ano, a programação de verão da capital francesa é dedicada ao Brasil, no âmbito do Ano do Brasil na França.
“Eu via não só os influenciadores postando, mas minha família também ficava me mandando imagens e falando que é super bom. Aí eu quis comprar. Fiquei sem entender o hype todo, talvez por ser um doce bonito”, cogita a jovem.
Para Curtir SP
Receba no seu email um guia com a programação cultural da capital paulista
Morango brasileiro é chamariz para vendas em docerias de Paris
Viviane Aguera, dona do restaurante de comidas brasileiras Aromas da Vivi, em Paris, está impressionada com a febre. “Tá uma loucura, loucura, loucura. Você abre Instagram, Tik Tok e só se fala em morango. Minha cunhada, que mora aqui em Paris, foi quem começou a me pedir para fazer. Na semana passada eu resolvi tentar a receita, é bastante trabalhoso, mas foi só eu publicar nas redes sociais que iria fazer e meu telefone não parou de tocar. Aumentou em cinco vezes a minha produção e vendas de doces no restaurante”, revela a cozinheira.
A empresária vende a iguaria por € 8 (cerca de R$ 50) a unidade. Viviane conta que passou a produzir 100 unidades por dia do doce. Ela disse à RFI que precisou parar de aceitar encomendas devido à grande demanda de pedidos vindos de brasileiros ansiosos para provar o morango viral. “Agora, quem chegar primeiro compra. Não conseguimos mais aceitar encomendas. A procura está grande”, afirma com entusiasmo a confeiteira.
“O curioso é que até franceses, japoneses, argentinos, colombianos, latinos, turistas em geral estão provando e estão gostando. As pessoas chegam no restaurante, nunca viram esse doce, mas ficam fascinadas na primeira prova, pois é um doce lindo. Ficam com medo de comer e quebrar o dente, mas eu mostro que a casquinha é fininha e eles gostam muito”, descreve Viviane Aguera.
Com a diminuição do movimento de moradores na cidade no mês de férias —que tradicionalmente viajam nesta época de verão no hemisfério norte —, Luísa Kreitchmann, dona da LK Patisserie, no 15º distrito de Paris, comemora os resultados das vendas e espera manter o ritmo.
“Essa febre é algo que eu nunca vi nada igual. Faz 13 anos que trabalho com confeitaria e nunca vi isso. Como é época de férias na França, os morangos estão ajudando a movimentar a loja, está sendo interessante”, diz.
Mesmo fora de época, as profissionais estão se esforçando para conseguirem morangos ideais para a receita, “não pode ser nem muito maduro, nem muito pequeno”, detalha Luísa, que fez o doce pela primeira vez há um mês.
Ela conta que uma cliente fez a encomenda, mas, à primeira vista, não entendeu o pedido inusitado. Foi uma colega confeiteira, que trabalha com ela, quem percebeu a popularidade do doce no Brasil e sugeriu investir na produção.
“Agora a quantidade de pedidos dobrou e ainda criei um novo sabor, com chocolate preto”, revela.
Brasileiros em Portugal também entraram na onda do morango
João Vitor Brito e Dayane Carmo, casal morador de Lisboa, esperam conseguir provar o doce dos desejos em breve: “Ficamos com vontade por causa das redes sociais e dos amigos no Brasil. No domingo, saímos para comprar, mas já não havia mais. O João ficou com vontade”, relatou Dayane, que pretende uma nova tentativa de experimentar o morango no próximo fim de semana.
Em Portugal, os valores são um pouco mais baixos do que em Paris. Em uma consulta nas redes sociais, é possível encontrar preços a partir de € 4 por unidade (R$ 25). A loja de brasileiros Delícias da Sol, na Marquês de Pombal, vende os morangos cristalizados por € 4,50 (R$ 28), enquanto a Georgia Brigadeiros – com unidades nos shoppings Ubbo e Colombo —cobra € 5 (R$ 32) para que os brasileiros de Lisboa possam apreciar o fenômeno que tomou as redes sociais no Brasil.
Fonte.:Folha de São Paulo