Estas almôndegas inspiradas no molho nuoc cham (de origem vietnamita) são perfeitas para rechear folhas de alface, cobertas com manjericão fresco ou coentro. Para uma refeição completa, adicione arroz cozido.
Usar biscoitos do tipo redondos e salgados resultam em almôndegas mais suculentas, mas sinta-se à vontade para substituir por farinha de rosca comum. Para fazer as migalhas, coloque os biscoitos em um saco plástico fechável e esmague-os levemente com as costas de uma colher de madeira ou copo medidor. Para um molho de mergulho fácil, misture 1/4 de xícara de maionese com duas colheres de chá de óleo de gergelim torrado ou molho de soja.
E guarde quaisquer almôndegas que sobrarem: são ótimas cozidas em caldo de galinha no dia seguinte. O gengibre e o alho nelas liberam seus aromas no caldo, criando uma base de sopa profundamente saborosa.
Rendimento: 4 porções
Tempo total: 20 minutos
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de gengibre descascado e picado
- 1 colher (sopa) de alho picado (aproximadamente 3 dentes grandes)
- 1 colher (sopa) de molho de peixe
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 xícara de biscoitos redondos e salgados finamente esmagados (12 unidades)
- 450g de carne de porco moída
Preparo:
1. Aqueça o forno a 220 graus. Em uma tigela grande, combine todos os ingredientes e use as mãos para misturar delicadamente.
2. Modele a carne em 12 bolinhas do tamanho de bolas de golfe (aproximadamente 5 cm de diâmetro) e disponha em uma assadeira untada.
3. Asse até dourar e cozinhar completamente, por cerca de 15 minutos. Sirva quente.
Dica:
As almôndegas que sobrarem congelam bem e podem ser reaquecidas no forno a 190 graus até ficarem aquecidas por completo (cerca de 20 minutos).
Fonte.:Folha de São Paulo