8:41 AM
7 de outubro de 2025

Prefeito chama de ‘equívoco’ fala de vice sobre processar vereadores por suposta calúnia e difamação

Prefeito chama de ‘equívoco’ fala de vice sobre processar vereadores por suposta calúnia e difamação

PUBLICIDADE


O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), considerou “equivocada” a declaração da vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana, Vânia Rosa (Novo), de que processaria vereadores por calúnia e difamação. O comentário da gestora foi feito durante sessão na Câmara de Cuiabá, nesta quinta-feira (07), após ser convidada a prestar esclarecimentos aos parlamentares e criticar a postura de alguns deles.

Abilio afirmou que ainda não conversou com sua vice sobre o episódio, mas que buscará entendimento para evitar novos atritos. “Eu cheguei de viagem ontem, eu ainda não conversei com ela, mas se ela falou isso, é um equívoco”, declarou o prefeito, ao ser questionado pela imprensa sobre a polêmica.

Abilio, no entanto, minimizou o episódio. Para ele, o ambiente tenso foi uma surpresa e não se caracteriza como violência de gênero, especialmente pelo fato de a Mesa Diretora da Câmara ser composta exclusivamente por mulheres, assim como a secretária em questão.

“Recebo com muita surpresa. Acredito que essa Câmara Municipal presidida 100% pelo público feminino a secretária é uma mulher. Acredito que não deve ser uma questão de violência política de gênero, sim uma questão de dissonância. Aonde os vereadores, uma certa parte deles apresentam uma insatisfação com uma relação entre o vereador e o secretario”, avaliou o prefeito.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

A tensão entre Vânia e os vereadores ganhou força após a presidente da Câmara, Paula Calil (PL), relatar que tem dificuldade em manter contato com a vice-prefeita. Segundo a parlamentar, ela chegou a ir pessoalmente à Secretaria de Mobilidade Urbana para entregar um convite, mas Vânia não estava presente e, posteriormente, não retornou com uma resposta mais personalizada.

Outro ponto contestado por Abilio foi a acusação de Vânia de estar sofrendo violência política de gênero. Para o prefeito, o impasse é resultado de uma falha de relacionamento entre vereadores e secretários, e não de discriminação de gênero, lembrando que a Mesa Diretora da Câmara é composta integralmente por mulheres. “Essa é uma Câmara presidida pelo público feminino. Eu não acredito que seja violência de gênero, mas uma dissonância, onde há insatisfação com a relação entre vereadores e secretários. Não se pode banalizar esse assunto, que é sério”, ressaltou.

O prefeito defendeu que a relação entre secretários e parlamentares precisa ser aprimorada, já que envolve diretamente a representatividade popular. “Não pode ter uma relação estremecida desse jeito. Tratar bem os vereadores é tratar bem a representatividade do povo”, concluiu.

Abilio afirmou que vai tentar apaziguar a situação, já que tanto a vice-prefeita quanto os vereadores fazem parte da sua base de apoio.  “Acredito que houve um equívoco na fala dela, mas vou conversar com ela e ver o que a gente pode fazer para melhorar essa relação de vereado e secretário. Não pode ter uma relação estremecida desse jeito”, disse.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima