De tempos em tempos, a Fórmula 1 recebe novos pilotos que, antes mesmo da estreia, já são considerados prodígios. Novatos que demonstraram muito talento em categorias de base e que tem grande potencial para se tornarem campeões mundiais. Em 2025, um novo ‘prodígio’ surgiu na Mercedes: o jovem italiano Andrea Kimi Antonelli, de apenas 18 anos.
Antonelli começou no kart em 2014 e, em 2018, assinou com a Academia de Jovens Pilotos da Mercedes. Venceu diversos campeonatos de e, três semanas após o 15º aniversário, estreou nos monopostos, na F4 italiana, da qual foi campeão em 2022. Competiu também na F4 dos Emirados Árabes Unidos, onde chegou a substituir Rafael Câmara, campeão da F3 em 2025. Em 2023, o italiano conquistou o título da FRECA e, no ano seguinte, ‘pulou’ a F3, indo direto para a F2. No ano passado, foi anunciado para a vaga que pertencia a Lewis Hamilton na F1 após a ida do heptacampeão para a Ferrari.
A ‘promoção’ do jovem piloto para a principal categoria do automobilismo foi cercada de expectativas, especialmente devido a pouca idade e a rapidez com que chegou a F1 desde que começou em carros de fórmula, além de estar “assumindo o lugar” que foi de Hamilton, um heptacampeão.
No entanto, Antonelli não é o primeiro prodígio a alcançar a F1 e, chegada a metade da temporada de 2025, já é possível traçar alguns paralelos do cenário do italiano com o de outros ‘novatos-sensação’, como Max Verstappen, que, estreou aos 17 anos. Neste artigo, o Motorsport.com relembra outros nomes que também carregaram muita expectativa na estreia:
Andrea Kimi Antonelli (2025 – Mercedes)
Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão
Classificação | Corrida | ||
GP da Austrália | 16 | 4º | |
GP da China | 8 | 6º | |
GP do Japão | 6 | 6º | |
GP do Bahrain | 5 | 11º | |
GP da Arábia Saudita | 5 | 6º | |
GP de Miami | 3 | 6º | |
GP da Emilia Romagna | 13 | DNF | |
GP de Mônaco | 15 | 18º | |
GP da Espanha | 6 | DNF | |
GP do Canadá | 4 | 3º | |
GP da Áustria | 9 | DNF | |
GP da Grã-Bretanha | 10 | DNF | |
GP da Bélgica | 19 | 16º | |
GP da Hungria | 15 | 10º |
1. Max Verstappen (2015 – Toro Rosso)
O porquê da expectativa: Estreou na F1 com apenas 17 anos, quebrando recorde de pessoa mais jovem da história a participar de uma corrida na categoria
Acontecimentos marcantes:
– Apesar do primeiro ano conturbado, com batidas e comportamento ‘agressivo’, foi o mais jovem pontuador da história, no GP da Malásia de 2015
– Em números totais, superou todos os companheiro de equipe em classificações e corridas
– Venceu o primeiro título mundial após um duelo intenso contra Lewis Hamilton durante toda a temporada de 2021
– Com um carro imbatível, dominou 2022 e 2023, nesse último ano, venceu 19 de 22 corridas
Tetracampeão – 2021, 2022, 2023 e 2024
Semelhança com Antonelli: Também era muito novo quando estreou e ‘pulou uma etapa’ no caminho a F1 (no caso do holandês, a F2)
Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão
Classificação | Corrida | |
GP da Austrália | 11 | DNF |
GP da Malásia | 6 | 7º |
GP da China | 13 | 17º |
GP do Bahrein | 15 | DNF |
GP da Espanha | 6 | 11º |
GP de Mônaco | 9 | DNF |
GP do Canadá | 19 | 15º |
GP da Áustria | 7 | 8º |
GP da Grã-Bretanha | 13 | DNF |
GP da Hungria | 9 | 4º |
2. Lewis Hamilton (2007 – McLaren)
O porquê da expectativa: Dominou em categorias de base, tendo sido campeão da GP2 (atual F2) em 2006. Estreou por uma grande equipe e teve como companheiro de equipe Fernando Alonso, que já era bicampeão. Também é o primeiro piloto negro na F1.
Acontecimentos marcantes:
– Foi ao pódio na corrida de estreia; venceu quatro corridas e somou 12 pódios e seis poles na primeira temporada
– Quase foi campeão de 2007, perdendo o título para Kimi Raikkonen por apenas um ponto;
– Venceu o primeiro título mundial com apenas 23 anos, na última curva do GP do Brasil, superando Felipe Massa na classificação também por apenas um ponto;
– Em 2014, segundo ano com a Mercedes e início da era híbrida na F1, começou uma era de domínio total, vencendo títulos consecutivos, à exceção de 2016, quando o então companheiro de equipe, Nico Rosberg, foi campeão após uma temporada marcada por tensões e forte rivalidade (o alemão se aposentou no fim do ano);
– Em 2020, venceu o sétimo campeonato, igualando-se a Michael Schumacher em número de títulos;
– Chegou muito perto de se tornar octacampeão em 2021 após intensa batalha contra Verstappen, mas perdeu a última corrida do ano;
– Em 2025, se junta a Ferrari, equipe mais vitoriosa da categoria;
Heptacampeão – 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2020
Semelhança com Antonelli: Estreia em equipe de ponta e campeão de uma categoria de base
Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão
Classificação | Corrida | |
GP da Austrália | 4 | 3º |
GP da Malásia | 4 | 2º |
GP do Bahrain | 2 | 2º |
GP da Espanha | 4 | 2º |
GP da Mônaco | 2 | 2º |
GP do Canadá | 1 | 1º |
GP dos EUA | 1 | 1º |
GP da França | 2 | 3º |
GP da Grã-Bretanha | 1 | 3º |
GP da Europa | 10 | 9º |
GP da Hungria | 1 | 1º |
3. Jacques Villeuneuve (1996 – Williams)
O porquê da expectativa: Filho de Gilles Villeuneuve, venceu as 500 Milhas de Indianápolis e a IndyCar em 1995
Acontecimentos marcantes:
– Foi pole e quase venceu a corrida de estreia; terminou o primeiro ano como vice-campeão;
– Quase foi campeão de 2007, perdendo o título para Kimi Raikkonen por apenas um ponto;
– Em 1999, liderou a equipe BAR, que não pontuou naquele ano e continuou fraca nas temporadas seguintes;
– Foi para a Renault em 2004 e também correu pela Sauber/BMW; se aposentou da F1 no fim de 2006;
Campeão – 1997
Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão*
Classificação | Corrida | |
GP da Austrália | 1 | 2º |
GP do Brasil | 3 | DNF |
GP da Argentina | 3 | 2º |
GP da Europa | 2 | 1º |
GP de San Marino | 3 | DNF |
GP de Mônaco | 10 | DNF |
GP da Espanha | 2 | 3º |
GP do Canadá | 2 | 2º |
GP da França | 6 | 2º |
GP da Grã-Bretanha | 2 | 1º |
*Não existia pausa de verão. Para efeito de comparação, utilizamos 10 das 16 corridas daquele ano
4. Juan Pablo Montoya (2001 – Williams)
O porquê da expectativa: Foi campeão da CART em 1999, sua estreia na categoria, e venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2000, também na sua primeira participação na prova icônica.
Acontecimentos marcantes:
– Na temporada de estreia, fez ultrapassagem histórica sobre Michael Schumacher no GP do Brasil;
– Abandonou várias corridas de 2001, porém, fez a pole em Hockenheim e venceu o GP da Itália daquele ano ;
– Foi terceiro colocado no campeonato de 2003, atrás de Raikkonen e Schumacher;
– Foi para a McLaren em 2005 e se aposentou da F1 no fim de 2006;
Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão
Classificação | Corrida | |
GP da Austrália | 11 | DNF |
GP da Malásia | 6 | DNF |
GP do Brasil | 4 | DNF |
GP de San Marino | 7 | DNF |
GP da Espanha | 12 | 2º |
GP da Áustria | 12 | DNF |
GP de Mõnaco | 7 | DNF |
GP do Canadá | 10 | DNF |
GP da Europa | 3 | 2º |
GP da França | 6 | DNF |
GP da Grã-Bretanha | 8 | 4º |
GP da Alemanha | 1 | DNF |
5. Lando Norris (2019 – McLaren)
O porquê da expectativa: Foi campeão da Fórmula Renault e da F3, sendo apoiado pela Academia de Jovens Pilotos da McLaren desde 2017.
Acontecimentos marcantes:
– Pontuou no segundo GP da temporada de estreia, terminando o ano como 11º no campeonato, melhor colocação entre estreantes;
– Conseguiu o primeiro pódio em 2020;
– McLaren melhorou o desempenho e conseguiu mais pódios em 2023; primeira vitória veio em 2024, no GP de Miami;
– Chegou a liderar o campeonato em 2025 e, atualmente, é segundo colocado, estando na briga pelo título;
Semelhança com Antonelli: Estreia em equipe de ponta e campeão de categorias de base.
Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão
Classificação | Corrida | |
GP da Austrália | 8 | 12º |
GP do Bahrein | 9 | 6º |
GP da China | 15 | DNF |
GP do Azerbaijão | 7 | 8º |
GP da Espanha | 10 | DNF |
GP de Mônaco | 12 | 11º |
GP do Canadá | 8 | DNF |
GP da França | 5 | 9º |
GP da Áustria | 5 | 6º |
GP da Grã-Bretanha | 8 | 11º |
GP da Alemanha | 19 | DNF |
6. Oscar Piastri (2023 – McLaren)
O porquê da expectativa: Foi campeão da F3 e da F2 de maneira consecutiva, nos anos de estreia nessas categorias.
Acontecimentos marcantes:
– Em 2022, sem vaga na F1, era reserva da Alpine; a equipe francesa anunciou Piastri como titular para o ano seguinte, mas o australiano desmentiu nas redes sociais e, dias depois, foi confirmado na McLaren;
– No ano de estreia, subiu ao pódio no GP do Japão, quando foi terceiro; no Catar, venceu a sprint e foi segundo colocado na corrida principal;
– Vence a primeira corrida em 2024, na Hungria; ganha também o GP do Azerbaijão;
– Líder do campeonato em 2025;
Semelhança com Antonelli: Estreia em equipe de ponta e campeão de categorias de base.
Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão
Classificação | Corrida | |
GP do Bahrein | 18 | DNF |
GP da Arábia Saudita | 8 | 15º |
GP da Austrália | 16 | 8º |
GP do Azerbaijão | 10 | 11º |
GP de Miami | 19 | 19º |
GP de Mônaco | 11 | 10º |
GP da Espanha | 9 | 13º |
GP do Canadá | 8 | 11º |
GP da Áustria | 13 | 16º |
GP da Grã-Bretanha | 3 | 4º |
GP da Hungria | 4 | 5º |
GP da Bélgica | 5 | DNF |
Comparativo de resultados e conclusão
Melhor quali | Melhor corrida | Pior quali | Pior corrida | Posição/ pontos | |
K. Antonelli | 3 | 3º | 19 | 18º/DNF | 7º – 64 |
M. Verstappen | 6 | 4º | 19 | 17º/DNF | 11º – 22 |
L. Hamilton | 1 | 1º | 10 | 9º | 1º – 80 |
J. Villeneuve | 1 | 1º | 10 | 3º/DNF | 2º – 48 |
J. P. Montoya | 1 | 2º | 12 | 4º/DNF | 6º – 15 |
L. Norris | 5 | 6º | 19 | 12º/DNF | 10º – 24 |
O. Piastri | 3 | 4º | 19 | 19º/DNF | 11º – 34 |
Apesar dos resultados ruins nos últimos quatro GPs (dois DNFs, 16º e 10º), Antonelli tem tido uma estreia sólida, especialmente no início no ano, quando se manteve no top 6 e, mais tarde, conseguiu até mesmo ir ao pódio no Canadá. Porém, comparado aos ‘estrelatos iniciais’ de Villeneuve e, especialmente de Hamilton, ainda está atrás – os dois dominaram a categoria desde o início e dificilmente um estreante conseguirá tal feito novamente.
Começando com carros menos competitivos, Verstappen e Piastri evoluíram de maneira constante, enquanto Montoya e Norris tiveram que enfrentar cenários mais dramáticos.
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Fonte. Motorsport – UOL