Em duelo válido pela segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, o brasileiro João Fonseca saiu atrás, mas acabou se beneficiando da desistência do adversário no fim do segundo set para avançar para a próxima fase do torneio.
O próximo adversário sai do confronto entre o italiano Flavio Cobolli e o francês Terence Atmane.
O primeiro set da partida contra Fokina foi marcado pelo equilíbrio, com a parcial sendo definida apenas no tie-break. No game desempate, o espanhol, 18º do ranking, foi melhor e fechou em 7 a 4.
No segundo set, Fokina parecia que não teria dificuldade de liquidar o jogo, com duas quebras logo no início para abrir 4 a 0 de vantagem.
Atual 52º do mundo, Fonseca conseguiu uma grande recuperação a partir de então, devolvendo as quebras para vencer cinco games em sequência e virar o set para 5 a 4.
Antes da definição da segunda parcial do jogo, Fokina, que não havia dado sinais de problemas físicos até então, surpreendeu ao anunciar a desistência do jogo.
Com o resultado, João se garante na terceira rodada em Cincinnati e iguala sua melhor campanha em um Masters 1000.
Em março, em Miami, ele também avançou até a terceira rodada, quando foi eliminado pelo australiano Alex de Minaur.
Fazendo sua estreia no torneio disputado no piso de quadra dura, o jovem carioca de 18 anos havia vencido na primeira rodada o chinês Bu Yunchaokete.
João já conseguiu igualar a melhor campanha do Brasil em simples na chave masculina desde Flávio Saretta, em 2003.
Na chave feminina, Bia Haddad Maia, 21º do ranking e cabeça de chave, entrou logo na segunda rodada, mas acabou eliminada pela australiana Maya Joint (44º) por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.
O Masters 1000 de Cincinnati é o último torneio preparatório antes da disputa do US Open, o quarto e último Grand Slam do ano, que acontece entre 24 de agosto e 7 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos.
Os organizadores do Aberto dos EUA anunciaram nesta semana uma premiação recorde de quase R$ 500 milhões, a maior da história do tênis.
Fonte.:Folha de S.Paulo


