Uma comitiva do governo federal desembarcou no Japão nesta segunda-feira (11) para tentar avançar nas tratativas de abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira.
O grupo é liderado pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, que se reunirá com suas contrapartes japonesas para acompanhar de perto o andamento dos trâmites regulatórios necessários para a entrada do produto.
O mercado japonês é considerado um sonho antigo da agroindústria nacional. O governo brasileiro tenta viabilizar essa habilitação há mais de 20 anos.
O Japão importa mais de 700 mil toneladas anuais de carne bovina e é visto como alternativa para diversificar destinos de exportação após o tarifaço de Donald Trump.
As negociações ganharam novo fôlego após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Tóquio, em março. Segundo o governo, há boas expectativas de que a abertura seja concretizada ainda este ano. Autoridades japonesas já iniciaram, por exemplo, auditorias no sistema sanitário brasileiro, o passo mais importante no processo.
O governo aguarda agora o relatório das auditorias realizadas em junho e algumas etapas burocráticas.
O Japão é considerado um dos mercados mais rigorosos do mundo em termos de exigências sanitárias. O país é o terceiro maior importador global de carne bovina, sendo 80% desse volume proveniente dos Estados Unidos e da Austrália.
Outro tema que estará na pauta das autoridades nacionais é a ampliação do mercado para a carne suína brasileira e para outros produtos de origem vegetal.
Fonte: CNN Brasil