12:10 PM
15 de agosto de 2025

Arce troca comando militar da Bolívia a 3 dias de eleição – 15/08/2025 – Mundo

Arce troca comando militar da Bolívia a 3 dias de eleição – 15/08/2025 – Mundo

PUBLICIDADE


O presidente boliviano Luis Arce mudou nesta quinta-feira (14) todo o alto comando militar da Bolívia, a três dias das eleições presidenciais nas quais a direita é favorita após 20 anos de governos socialistas.

A última vez que Arce renovou a cúpula militar foi em outubro de 2024, em um momento crítico, quando partidários do ex-presidente Evo Morales bloquearam vias nacionais.

Os novos comandantes têm a missão de “manter a paz e a governabilidade do estado” e “garantir a estabilidade de todos os governos legalmente e democraticamente constituídos”, disse Arce na cerimônia de nomeação no Palácio do Governo, em La Paz.

O novo comandante das Forças Armadas será o contra-almirante Gustavo Anibarro. Também foram renovadas as chefias do Estado Maior, com o general Mario Sempertegui; do Exército, Pablo Delgadillo; da Força Aérea, Marco Choquehuanca e Freddy Pozo da Armada (Marinha de Guerra).

Em meio à pior crise econômica desde a década de 1980, neste domingo os bolivianos irão às urnas para eleger um novo presidente.

Dois candidatos de direita, o milionário Samuel Doria Medina, com 21,2% de intenção de voto, e o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, com 20%, são favoritos para irem ao segundo turno, segundo a empresa de pesquisas Ipsos-Ciesmori.

Ambos prometem mudanças radicais no modelo econômico e desmontar as políticas estatistas que o governante Movimento ao Socialismo (MAS) impulsionou por duas décadas, primeiro com Morales (2006-2019) e depois com Arce (2020-2025).

A inflação anual chegou a 24,8% em julho e a escassez de dólares e combustíveis atinge as classes média e baixa.

“É preciso respeitar o processo democrático. Temos diferenças e as diferenças devem ser resolvidas nas urnas democraticamente”, disse Arce.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima