4:36 AM
16 de agosto de 2025

Fibermaxxing: vale a pena turbinar a quantidade de fibras na rotina?

Fibermaxxing: vale a pena turbinar a quantidade de fibras na rotina?

PUBLICIDADE



Uma alimentação pobre em fibras é um problema para a sua saúde. E, com muita gente vivendo uma rotina corrida e recorrendo aos ultraprocessados para fazer suas refeições, essa realidade acabou se tornando cada vez mais frequente nas últimas décadas.

Agora, as redes sociais sugerem o extremo oposto: o fibermaxxing, um consumo de alimentos ricos em fibras e em grandes quantidades.

Mas será que esse aumento de fibras na rotina realmente pode fazer bem? Ou, ao contrário, o exagero pode acabar levando a sintomas indesejados, como gases e constipação?

Entenda melhor essa história.

O que é o fibermaxxing?

De forma bem resumida, essa nova tendência nas redes apregoa que você deve consumir uma grande quantidade de alimentos ricos em fibras, sem se importar caso esteja superando a quantidade diária que costuma ser sugerida pelos especialistas.

Para isso, a recomendação é inserir na dieta cada vez mais frutas, verduras, legumes e cereais, entre outros alimentos que são fonte delas.

Continua após a publicidade

+Leia também: 5 alimentos ricos em fibras que não podem faltar no prato

Fibras são bem-vindas para a saúde

Mas comer mais fibras faz bem? Sim: não há qualquer dúvida de que fibras são boas para você. Sem serem absorvidas como um nutriente normal, elas ainda assim exercem funções que são fundamentais para o bom funcionamento do seu organismo.

Em geral, elas se dividam em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis se dissolvem em água e, no seu corpo, formam uma espécie de gel dentro do sistema digestivo, o que pode ser útil para aumentar a saciedade e o controle de níveis de glicose e colesterol.

Já as fibras insolúveis continuam inteiras após serem ingeridas, contribuindo para formar um bolo fecal mais volumoso e ajudando no bom fluxo intestinal.

Mais do que as funções das fibras em si, uma alimentação com boas quantidades desse nutriente também costuma ser ótima para você porque, de modo geral, produtos ricos em fibras também costumam ser saudáveis em outras frentes.

Continua após a publicidade

Para atingir sua meta diária de fibras, você também vai estar consumindo alimentos que costumam ser cheios de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais.

Excesso requer atenção

Ok, comer mais fibras pode até ser positivo, mas exagerar na dose não pode trazer problemas? Em geral, especialistas recomendam um grande cuidado que qualquer pessoa deve ter: não descuidar da hidratação.

Isso porque o excesso de fibras pode, sim, levar a inchaços, gases e, no limite, provocar o efeito inverso ao que você deseja: acabar se acumulando tanto no intestino que leva à constipação.

Mas, tomando essa precaução básica de tomar bastante água, fazer um esforço para comer mais alimentos fibrosos é encorajado, especialmente se você fizer isso com a devida orientação nutricional. O ideal é sempre buscar mais fibras pelo prato de comida, pois é perfeitamente possível atingir essa meta com saúde sem recorrer a suplementos.

Continua após a publicidade

Com o devido cuidado, acaba sendo bem difícil consumir uma quantidade realmente excessiva de fibras no dia a dia, mesmo no fibermaxxing.

Uma das razões é justamente pelo fato de que as fibras acabam aumentando sua saciedade e, consequentemente, reduzindo seu apetite. Mesmo assim, caso você sinta desconforto após mudar seus hábitos alimentares, nunca hesite em buscar orientação profissional se não fez isso antes.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima