Num ritmo frenético, a equipe de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER se prepara para o fechamento da próxima edição do guia anual de gastronomia.
O lançamento será em uma cerimônia fechada para convidados em 11 de setembro, e a revista impressa começa a chegar no dia seguinte à casa dos assinantes de VEJA e às bancas, assim como ao aplicativo GoRead, com o conteúdo todo disponível gratuitamente no site da Vejinha e no app COMER & BEBER.
O guia há 29 edições publica os melhores endereços gastronômicos da cidade, além de destacar personalidades da cena. Em 2025, serão 38 categorias premiadas: três em Bom e Barato, dezenove em Restaurantes, oito em Bares e oito em Comidinhas.
Muitas casas concorrem pela primeira vez, como a Panadero, finalista em melhor padaria. Também estreantes no prêmio são as três pizzarias aspirantes à placa de melhor da categoria: Oli Pizzas Artesanais, Org Pizzaria e Soffio Pizzeria — tal qual os bares que fazem os petiscos indicados, o Broca (com o canapé de mandioca e camarão chamado de não é bobó), o Kotchi (mochi de batata) e o Lupe Bar (coxinha de pato com tucupi).

Entre os concorrentes ao título de melhor carne, aparece o veterano Dinho’s, que acaba de completar 65 anos. Por outro lado, estabelecimentos que levaram troféus seguidos, como a doceria Amay e o bar Picco, retornam novamente à disputa — será que vão ser laureados mais uma vez?
Na seara personalidades da área, está a volta do título de sorveteiro do ano, para o qual foram indicados Fernanda Pamplona, da Albero dei Gelati, Thomas Zander, da Frida & Mina, e Brenno Floriano, da San Lorenzo Gelateria — as respectivas casas também disputam como a melhor da categoria.

A nomeação de sommelier do ano, que retornou no ano passado, segue com força. Os finalistas são Danyel Steinle (Nelita), Marcelo Fonseca (Evvai) e Nora Brass (Nomo).

Para este ano, há um novo sistema de votação, com a participação de um júri especializado. Funciona assim: os críticos do guia, que testam mais de 600 estabelecimentos por ano, com todas as contas pagas pela Editora Abril, que publica a revista, aponta os três melhores de cada prêmio.
A partir desses finalistas, os convidados, assim como o time interno de COMER & BEBER, votam nos melhores. A exceção é para os chamados prêmios especiais, escolhidos 100% pela equipe do guia.
Em paralelo à votação desse corpo técnico, rola a eleição do público, para a qual nada muda. A partir desta sexta (15) até a noite de quinta (28), os leitores, clientes e equipes dos estabelecimentos têm a possibilidade de votar pelo Blog do Lorençato, dentro do site da Vejinha, nos preferidos entre os finalistas apontados pela revista e, mais importante, torcer e pedir votos nas redes sociais — o resultado das duas votações, a popular e a dos especialistas, será divulgado na edição especial, que estará disponível em 12 de setembro. Prato e copo cheios.
Conheça os jurados
› Restaurantes
Daniela Filomeno – jornalista (CNN)
Leandro Karnal – historiador e gourmet
Josimar Melo – jornalista (Sabor & Arte e UOL)
Patrícia Ferraz – jornalista (Paladar)
Priscila Pastre – jornalista (Folha de S.Paulo)
Zeca Camargo – jornalista e apresentador
› Bares
Daniel Salles – jornalista
Gilberto Amendola – jornalista
Gilson Garrett Jr. – jornalista (Exame)
Larissa Januário – apresentadora (Sabor & Arte)
Pri Matta – produtora de conteúdo
Tina Bini – jornalista (CNN)
› Comidinhas
Danielle Nagase – jornalista (Paladar)
Beatriz Marques – jornalista
Gabrielli Menezes – jornalista (UOL)
Mariella Lazaretti – jornalista (Prazeres da Mesa)
Marina Marques – jornalista (CLAUDIA)
Marcelo Katsuki – colunista (Prazeres da Mesa)
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de agosto de 2025, edição nº 2957.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.: Veja SP Abril