6:19 PM
16 de agosto de 2025

Chá de sucupira: o que é e para que serve

Chá de sucupira: o que é e para que serve

PUBLICIDADE



chá de sucupira costuma ser indicado como uma receita caseira para lidar com problemas e dores nas articulações.

No entanto, o uso de plantas medicinais em preparos diversos pode esconder riscos à saúde, especialmente quando há poucas informações sobre os ingredientes utilizados. Na internet, aparecem muitos anúncios de produtos que alegam conter sucupira em sua composição e nem sempre essa informação está correta.

O vegetal também é conhecido por nomes como faveiro, fava de sucupira ou sucupira-lisa, e se refere a uma árvore encontrada em regiões de Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, chegando a 16 metros de comprimento. Conheça mais sobre essa planta e quais as propriedades do seu chá.

+Leia também: A nova onda dos chás: conheça os tipos, os benefícios reais e saiba preparar o chá perfeito

O que é sucupira?

Árvores conhecidas popularmente como sucupira, na verdade, compreendem espécies diferentes que são “primas”, pertencentes à família das sebáceas. No Brasil, as espécies mais comuns costumam ser as chamadas sucupira-lisa (Pterodon pubescens Benth), sucupira branca (Pterodon emarginatus) e a sucupira preta (Bowdichia virgilioides), mas há outras variedades similares.

Esse fator pode atrapalhar bastante na hora de saber quais propriedades se está obtendo ao adquirir um produto da planta, já que podem apresentar diferenças fitoquímicas entre si. Não há garantia da segurança e eficácia para muitos dos produtos comercializados produzidos a partir destas plantas.

Continua após a publicidade

O processamento inadequado desses vegetais também pode ocasionar a degradação de compostos ativos e perda de atividade farmacológica.

No caso da sucupira branca, o chá dos frutos dessa espécie é tido na cultura popular como analgésico e anti-inflamatório natural. Embora a infusão seja o método mais utilizado para obter a bebida da semente, alguns estudos indicam que o extrato seria o mais adequado para aproveitar todos os seus benefícios.

O chá de sucupira não consegue obter a maior parte dos compostos encontrados no extrato, o que reduz ainda mais o seu potencial. Sabe-se, porém, que ele consegue extrair parte do éster vouacapano, principal substância presente no vegetal e que, segundo pesquisas iniciais, pode ajudar na resposta do organismo para o alívio de dores diversas.

Continua após a publicidade

Propriedades e efeitos da sucupira

Pesquisas iniciais indicam que algumas bebidas à base da sucupira podem ter ação adstringente, antifúngica, antiulcerogênica, antitumoral e anti-inflamatória. A planta também possui propriedades farmacológicas relevantes para o tratamento da artrite. Neste caso, porém, o chá jamais deve substituir um tratamento convencional, pois seus benefícios potenciais são muito modestos.

Estudos a partir do extrato do vegetal também indicaram a presença significativa de metabólitos secundários, como cumarinas, fenóis, flavanonas e triterpenos, responsáveis pelo seu potencial antioxidante.

Além do chá e da infusão, pesquisas sobre o óleo de sucupira indicam que ele oferece ação anti-inflamatória e antinociceptiva, relacionada à presença de compostos terpênicos.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima