10:48 AM
7 de outubro de 2025

‘A Coreia do Norte me enviou para o exterior para trabalhar disfarçado como técnico de TI… Meu salário financiou o regime’

‘A Coreia do Norte me enviou para o exterior para trabalhar disfarçado como técnico de TI… Meu salário financiou o regime’

PUBLICIDADE


Homem de boné e uniforme trabalhando em um computador com a bandeira da Coreia do Norte ao fundo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O depoimento de Jin-su revela uma complexa operação do governo norte-coreano para obter financiamento

    • Author, Beth Godwin e Julie Yoonnyung Lee
    • Role, BBC Trending e BBC News

Em uma entrevista exclusiva à BBC, ele contou que conciliar vários empregos nos Estados Unidos e na Europa lhe rendia pelo menos US$ 5 mil por mês (R$ 27 mil). Alguns de seus colegas ganhavam muito mais.

Antes de desertar, Jin-su — cujo nome foi alterado para proteger a sua identidade — era uma das milhares de pessoas que acredita-se terem sido enviadas ao exterior, à China e à Rússia, ou a países da África e de outros continentes, para participar da operação clandestina conduzida pelo regime da Coreia do Norte.

Os trabalhadores norte-coreanos da área de TI vivem sob rígida vigilância e poucos falam à imprensa, mas Jin-su deu um depoimento extenso à BBC, relatando como é o dia a dia daqueles que trabalham nesse esquema e sobre seu modo de operação.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima