7:03 AM
18 de agosto de 2025

Pesca na Amazônia: Pirarucu, o peixe gigante que virou bolsa de luxo, mas pouco rende ao bolso dos pescadores

Pesca na Amazônia: Pirarucu, o peixe gigante que virou bolsa de luxo, mas pouco rende ao bolso dos pescadores

PUBLICIDADE


Foto de pescador segurando um pirarucu. Os pirarucus são nativos da Amazônia e estão entre os maiores peixes de água doce do mundo, podendo atingir até 3 m de comprimento.

Crédito, AFP via Getty Images

Legenda da foto, Um pescador carrega um pirarucu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, em Fonte Boa, estado do Amazonas

    • Author, Luiz Fernando Toledo
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres
    • X,

O uso da pele espessa e resistente do pirarucu, peixe que já foi considerado ameaçado de extinção e tem hoje sua pesca e comércio controlados, recebe apoio tanto da indústria da moda quanto de autoridades ambientais.

A pesca da espécie já foi proibida por causa da exploração predatória, mas hoje é vista como exemplo de manejo sustentável: o modelo atual envolve a contagem dos animais e a autorização da captura de apenas uma parte, garantindo a conservação das populações e remuneração para comunidades indígenas e ribeirinhas.

Marcas nacionais e internacionais enfatizam esses ganhos socioambientais a seus clientes. A Osklen, pioneira neste mercado, diz em seu site que a iniciativa colabora com a economia circular, “gerando renda para as populações ribeirinhas e contribuindo para a preservação da Amazônia.”





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima