12:50 AM
19 de agosto de 2025

Segundo Fórum do Programa Líder de Fronteira reúne gestores e empresários em Nova Lacerda | ASN Mato Grosso

Segundo Fórum do Programa Líder de Fronteira reúne gestores e empresários em Nova Lacerda | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


Gestores dos setores público e privado do Brasil e da Bolívia, participaram do segundo Fórum do Programa Líder de Fronteira, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em Nova Lacerda. O programa, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com instituições públicas e privadas, envolve nove municípios – sete de Mato Grosso (Cáceres, Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade) e dois da Bolívia (San Ignácio de Velasco e San Matías). A iniciativa busca estimular o crescimento econômico e social por meio de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo regional.

A gerente Regional do Sebrae/MT em Cáceres, Cirlene Espicaski, que também esteve presente, destacou que o programa tem contribuído para consilidar o empreendedorismo e ampliar as oportunidades de negócios na região de fronteira. “O Líder de Fronteira é um espaço de planejamento e ação conjunta. É perceptível o avanço na articulação entre empresários e gestores, resultando em negócios e parcerias que antes não existiam”, afirmou.

Encontro discutiu eixos do desenvolvimento territorial e reforçou a integração Brasil–Bolívia

O empresário Waldiney Félix, participante do programa, relatou que a iniciativa também trouxe impactos diretos para seu negócio. “Depois que passei a participar dos encontros, consegui expandir meu comércio para cidades com as quais antes não tinha relação. O Líder de Fronteira traz desenvolvimento para a região e também para cada empreendimento que faz parte dele”, destacou.

O evento também teve caráter comemorativo, marcando um ano da implantação do programa. Na ocasião, foram discutidos os quatro eixos da Agenda de Desenvolvimento Territorial (ADT): Agronegócio; Indústria, Comércio e Serviços; Turismo e Integração Brasil-Bolívia. Foram ainda apresentados os caminhos de como o Sebrae/MT e suas diretrizes podem apoiar os municípios na execução da ADT, que será oficialmente lançada no dia 27 de agosto, em San Ignácio, Bolívia.

O fórum contou com a presença da primeira-dama de Nova Lacerda, Nilcineia Moreira Fernandes, do prefeito de Conquista D’Oeste, Odair Vargas e de técnicos do Sebrae/MT atuantes nos municípios participantes.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima