O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (18). Os líderes conversaram durante cerca de 30 minutos e Putin compartilhou informações sobre sua reunião com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, no Alasca, na última sexta-feira (15), que avaliou como positiva.
Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China.
O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações.
A reunião entre Vladimir Putin e Trump, no Alasca, teve como tema central a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Nesta segunda (18), Trump receberá na Casa Branca o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acompanhado de sete líderes europeus, para tratar das negociações pelo fim do conflito.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Este foi o segundo telefonema entre os dois líderes em pouco mais de uma semana. No dia 9 de agosto, antes da reunião de Putin com Trump, Lula e o presidente russo já haviam conversado sobre a guerra na Ucrânia e a cooperação no âmbito dos BRICS .
A recente cúpula entre Trump e Putin no Alasca marcou a primeira visita de Putin aos Estados Unidos desde 2015 e a primeira vez que um presidente russo foi convidado para um país ocidental desde o início da invasão da Ucrânia em 2022 .
O telefonema de Putin a Lula reforça o papel do Brasil como interlocutor relevante nas discussões internacionais sobre a guerra na Ucrânia e destaca a importância da diplomacia brasileira na busca por soluções pacíficas para conflitos globais.
Fonte.: MT MAIS