O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), ligado ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), lançou, nesta terça-feira (12), um e-book intitulado “Ciclos 2025: Rumos dos Pequenos Negócios à COP-30”, com o intuito de subsidiar a criação de estratégias e tomadas de decisão dos empreendedores no contexto de mudança climática e transição energética.

O e-book é um acervo digital que aborda o conteúdo de todos os painéis, palestras, debates e acordos firmados no evento “Ciclos 2025”, realizado em Brasília/DF, nos dias 7 e 8 de maio. A publicação está disponibilizada gratuitamente no site do CSS, e é um importante instrumento para inspirar novas ideias, atualização de processos e uma gestão inovadora para ações que contribuam significativamente com o meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável.
O diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressalta que o momento atual é propicio para que os pequenos empresários assumam o protagonismo na construção de negócios aliados a preservação ambiental. “As micro e pequenas empresas são agentes fundamentais nas mudanças necessárias e inadiáveis para que sejam atingidas as metas globais de sustentabilidade”, destacou.
O leitor encontrará uma abordagem simples, direta e eficaz sobre temáticas que permeiam a virada empreendedora ambiental. Temas como resiliência face às mudanças climáticas, mitigação dos impactos ambientais, descarbonização, planos eficientes de sustentabilidade, economia circular, cidades sustentáveis e como acessar financiamento para os projetos ecológicos estão presentes entre as páginas do livro digital.
“Os pequenos negócios se destacam pela sua capacidade de realizar a transição para a economia do futuro por sua adaptabilidade, inovação e inclusão social”, explica a gerente do CSS, Tássia Gonçalves.
Metas de inclusão de pequenos negócios na COP-30

A sexta edição do Ciclos resultou ainda no anúncio de cinco ações para fortalecer a inclusão dos empreendedores na transformação ambiental. A primeira foi o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre o Sebrae e o Ministério do Meio Ambiente. As outras quatro serão executadas pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que é o polo de referência do Sistema Sebrae em sustentabilidade: Plano de Adaptação Climática para Pequenos Negócios; a Política de Descarbonização do Sebrae/MT; as Diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança) do Sistema Sebrae; e o convênio Sebrae/MT e Instituto Lixo Zero Brasil para capacitar empresários, consultores e gestores públicos.
Fonte Agencia Sebrae