6:43 AM
21 de agosto de 2025

Pré-natal digital: ferramentas tecnológicas apoiam mulheres na gestação

Pré-natal digital: ferramentas tecnológicas apoiam mulheres na gestação

PUBLICIDADE



No mundo cada vez mais conectado, a saúde materno-infantil, especialmente no contexto do pré-natal, impulsiona o desenvolvimento de ferramentas digitais com potencial para dar autonomia e incentivar os cuidados durante a gravidez.

Um exemplo recente é o aplicativo Guia Obstétrico, desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível para os sistemas Android e iOS, ele é apresentado como um recurso de educação e apoio à saúde materna que traz informações baseadas em evidências científicas e diretrizes atualizadas.

Na área destinada às gestantes, é possível entender a evolução da gestação, com desenhos que mostram o desenvolvimento do bebê a cada semana. O app traz ainda um calendário gestacional para checagem de exames e vacinas importantes do período, no qual a mulher pode ir marcando as atividades concluídas.

Na seção Plano de Parto, por sua vez, a gestante informa suas preferências para o momento do nascimento, compartilhadas com seu médico.

A partir de dados como peso, idade, condições de saúde da mulher, o sistema está preparado também para calcular o escore de risco gestacional e apontar sintomas e sinais de alerta, agilizando a busca por ajuda e tomadas de decisão por parte da equipe médica.

Continua após a publicidade

+Leia também: O que é a pré-eclâmpsia e por que ela preocupa tanto na gravidez?

Saúde mental também em foco

Além das transformações físicas, o bem-estar emocional das mulheres é outro ponto relevante nos cuidados antes e depois do parto. Em artigo publicado em VEJA SAÚDE o psicólogo Eduardo A. Amaro, coordenador do núcleo de Saúde Mental do Grupo Santa Joana, ressalta que o acompanhamento psicológico é fundamental no período pré-natal e no puerpério.

“Além disso, educar as gestantes sobre a importância da saúde mental e fornecer informações sobre como lidar com o estresse e a ansiedade podem ser vitais para garantir uma gestação saudável”, escreveu o especialista.

Foi justamente para prevenir ansiedade, depressão e outros transtornos e promover o equilíbrio emocional de mulheres na jornada da maternidade que a healthtech Mãe-Estar desenvolveu uma plataforma homônima, unindo tecnologia e ciência.

Continua após a publicidade

O programa tem como estratégia diagnosticar, acolher e monitorar mães em risco de sofrimento psíquico capaz de impactar suas vidas e o desenvolvimento dos filhos.

Implementada em uma empresa no interior de São Paulo, a premiada iniciativa apresentou resultados promissores: 75% das participantes melhoraram seus escores de bem-estar ao longo da gravidez, no parto e no puerpério.

Composta por uma equipe multidisciplinar, com psicólogas, consultoras de amamentação e obstetras, entre outros profissionais, a healthtech lançou também o aplicativo Mãe-Estar, que disponibiliza conteúdos específicos sobre esse momento da vida da mulher e possibilita agendar sessões individuais ou em grupo com psicólogos especializados.

Continua após a publicidade

Tecnologias voltadas à saúde materno-infantil têm espaço garantido no Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica, que apresentará os ganhadores da edição 2025 no dia 5 de setembro. Acompanhe no site de VEJA SAÚDE e na página da premiação.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima