Reconfortante e ao mesmo tempo viva, essa sopa possui o sabor de algo que precisou de atenção cuidadosa, mas na verdade requer apenas jogar cinco ingredientes em uma panela de cozimento lento e deixar cozinhar por horas.
Grão-de-bico seco e couve-flor desmancham em calor suave, e o leite de coco engrossa conforme a mistura cozinha, temperada com açafrão-da-terra e cascas de limão-siciliano adocicadas. Enquanto um pouco de suco de limão equilibra a cremosidade, o sabor predominante da fruta aqui não é ácido, e sim floral, resultado dos óleos liberados pelas cascas no ensopado.
Lembrando versões de curry ao longo do sul e do sudeste da Ásia, o prato pode ser comido com arroz, amêndoas fatiadas ou coentro por cima, mas também vai bem sozinho.
Rendimento: 4 a 6 porções
Tempo total: 6 a 8 horas
Ingredientes:
- 450 g de grão-de-bico seco (não é necessário deixar de molho)
- 1 couve-flor inteira (cerca de 900 g), cortada em floretes grandes
- 800 ml de leite de coco integral
- 1 colher (sopa) de açafrão-da-terra
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
-
2 limões-sicilianos
Preparo:
1. Em uma panela de cozimento lento de 5 a 8 litros, misture o grão-de-bico, a couve-flor, o leite de coco, o açafrão-da-terra e pitadas generosas de sal e pimenta-do-reino. Use um descascador de legumes para retirar tiras largas dos limões e depois adicione à panela. Acrescente água apenas o suficiente para cobrir a couve-flor.
2. Tampe e cozinhe em temperatura baixa até que os grãos e a couve-flor estejam macios, de seis a oito horas.
3. Mexa com o suco de meio limão-siciliano e, em seguida, tempere com sal, pimenta e mais suco de limão até que a sopa fique saborosa e brilhante. As tiras de casca da fruta são deliciosamente doces e florais, nem um pouco amargas, mas sinta-se livre para descartar se preferir.
Fonte.:Folha de São Paulo