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22 de agosto de 2025

Indicação Geográfica ganha força em Mato Grosso do Sul com criação de Fórum Estadual | ASN Mato Grosso do Sul

Indicação Geográfica ganha força em Mato Grosso do Sul com criação de Fórum Estadual | ASN Mato Grosso do Sul

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Fomentar o reconhecimento de produtos tradicionais de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a identidade cultural e impulsionando o empreendedorismo regional. Com esse propósito, o Sebrae/MS promoveu, na quinta-feira (21), a reunião fundadora do 1º Fórum de Indicação Geográfica de Mato Grosso do Sul, realizada dentro da programação da Ruraltur MS – a maior feira de turismo rural do Estado, que acontece na Feira Central de Campo Grande até esta sexta-feira (22).

O Selo de Indicação Geográfica (IG) é um registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) a produtos que se destacam por suas características únicas, diretamente ligadas a uma região, com atributos exclusivos de sua origem. Para o conselheiro do Sebrae/MS e secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, o momento é oportuno para dialogar sobre a temática.

“O Estado tem sido destaque nacionalmente por diversas razões, e temos essa oportunidade única de agregar elementos que nos diferenciem – e a IG é um deles –, fortalecendo a narrativa de por que Mato Grosso do Sul se sobressai no cenário nacional, tanto pela forma de governança quanto pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços que impulsionam nossas regiões”, afirmou. Ele reforçou ainda que “o fundamento da IG é a agregação de valor e a valorização do produto local. É um caminho importante para o desenvolvimento regional e precisa ser trilhado”.

A abertura do Fórum contou com a palestra do advogado Marcos Fabricio Welge Gonçalves, que apresentou um panorama mundial e nacional das IGs, trazendo exemplos de fóruns bem-sucedidos no Paraná e em Minas Gerais, servindo de inspiração para a iniciativa sul-mato-grossense.

Entre as ações previstas pelo Fórum estão a identificação de territórios com potencial de IG e a promoção da interação entre entidades públicas, associações de produtores, instituições de ensino e representantes da iniciativa privada. “O primeiro objetivo do Fórum é ser um canal de diálogo entre as entidades interessadas, para que todos possam acompanhar e participar de uma agenda compartilhada, construindo juntos as Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do MS”, destacou Welge.

Marcos Fabricio Welge Gonçalves ministrou palestra durante encontro

O Sebrae/MS é parceiro estratégico do projeto e já firmou um acordo de cooperação para que o Sobá de Campo Grande também receba o Selo IG, reconhecendo-o como um prato que, ao longo dos anos, foi adaptado ao paladar regional e se tornou um dos símbolos mais marcantes da Cidade Morena. Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Vinicius Pacheco, “o Fórum será o espaço para esse debate institucional, junto com os produtores, incentivando a IG no Estado, criando novas oportunidades e identificando produtos com potencial de valorização, capazes de transformar a realidade regional e fomentar o desenvolvimento territorial”.

Na data, o presidente da Associação dos Apicultores Mel do Pantanal (Cofenal), Gilberto Adão dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa. “Quando surgiu a ideia do Fórum, eu disse: ‘isso é ótimo’, porque sei da dificuldade que enfrentamos para consolidar a IG do Mel do Pantanal. O Sebrae sempre nos apoiou, e acredito que o Fórum dará visibilidade às IGs já existentes e às que estão em construção”, afirmou.

Com a fundação oficializada, foram definidos os próximos passos, como a criação de um grupo em aplicativo de mensagens para agilizar a comunicação e a realização da próxima reunião, em formato remoto, no mês de setembro. Também foram propostas ações como o convite formal a novas instituições e a sugestão inicial de, pelo menos, três potenciais IGs no território sul-mato-grossense.

Grupo se consolida como fórum permanente com próxima reunião agendada para setembro

Participaram do encontro representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Prefeitura de Maracaju, Embrapa, Wetland Internacional, ONG Mulheres em Ação, Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MS, Senac/MS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fundação de Turismo do Estado (Fundtur/MS) e da Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (APTRALMAR).

Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS e parceiros com o foco no turismo podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.



Fonte. Agencia Sebrae

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