3:50 AM
23 de agosto de 2025

A vez do cava, espumante espanhol de identidade própria

A vez do cava, espumante espanhol de identidade própria

PUBLICIDADE


O cava é o espumante mais tradicional da Espanha e uma alternativa interessante aos champanhes franceses. Produzido principalmente na Catalunha, especialmente na região do Penedès, o cava é feito pelo método tradicional, o mesmo de champanhe, no qual a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa, criando bolhas finas e persistentes.

O nome cava, caverna em catalão, refere-se às caves onde as garrafas repousam durante a maturação, adquirindo aromas de pão, brioche e frutos secos. Apesar da comparação inevitável com o champanhe, o cava tem identidade própria.

A começar pelas uvas: em vez de chardonnay e pinot noir, predominam castas locais como macabeo, xarel·lo e parellada. A macabeo traz aromas florais e frutas brancas, a xarel·lo oferece corpo e acidez vibrante e a parellada acrescenta frescor e leveza. Alguns cavas, especialmente rosados ou premium, incluem também chardonnay e pinot noir, agregando complexidade.

O tempo de contato com as borras — as leveduras mortas da segunda fermentação — define a categoria do cava. A versão básica exige pelo menos nove meses de amadurecimento; o reserva, no mínimo quinze meses; e o gran reserva, trinta meses. A categoria mais nobre é o cava de paraje calificado, feito a partir de vinhedos específicos e envelhecido por pelo menos 36 meses.

Outro critério importante é o nível de açúcar residual, definido após a remoção das borras. As cavas podem ser brut nature (até 3 gramas de açúcar por litro e sem adição), extra brut, brut, até versões mais doces como demi-sec e doce. O estilo brut nature é o mais seco e valorizado entre os entusiastas e sommeliers.

Continua após a publicidade

Embora 95% da produção esteja na Catalunha, outras regiões como Valência, Rioja e Navarra também produzem cava sob a denominação de origem. Essa expansão gerou debates sobre identidade e qualidade, levando algumas vinícolas a saírem da D.O. e criarem selos próprios, como o corpinnat, com regras ainda mais rígidas.

A versatilidade gastronômica é um dos pontos fortes do cava. Suas borbulhas e acidez a tornam ideal para entradas, frutos do mar, embutidos, frituras e até carnes brancas. As versões mais encorpadas, como os gran reservas, podem acompanhar refeições completas. Também brilham sozinhas, como aperitivo ou em brindes festivos.

A vez do cava, espumante espanhol de identidade própria
Sugestão de rótulos (Reprodução/Divulgação)
Continua após a publicidade

Castell llord Cava traditional Method Brut

Do produtor J. García Carrión, utilizando o método tradicional, com nove meses sur lie. Palha claro. Aroma de boa complexidade, com notas de maçã, pêssego, florais, leve toque de fermentos. Paladar leve e fresco, com 11,5% de álcool. Textura cremosa. R$ 114,90, na Grand Cru.

Sugestão de rótulo
Sugestão de rótulo (Reprodução/Divulgação)

Freixenet Cava Cordon negro Brut 2021

A Freixenet é uma das marcas mais icônicas da Espanha. Produzido na região do Penedès, pelo método tradicional. Cor clara, em tons palha. Aroma fresco, cítrico, notas de pera, limão-siciliano, florais. Paladar leve, 11,5% de álcool, macio, refrescante e agradável. R$ 95,90, na Amazon.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de agosto de 2025, edição nº 2958.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.: Veja SP Abril

Leia mais

Rolar para cima