No coração do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), na região serrana do Rio de Janeiro, uma formação rochosa chama a atenção de quem se aventura pelas trilhas: a Caixa de Fósforos. A pedra, que parece se equilibrar de forma improvável sobre uma base estreita, está a 1.803 metros de altitude e proporciona um visual único da Serra do Mar.
A formação rochosa está localizada na travessia que liga o Vale dos Deuses ao Vale dos Frades, no Núcleo Três Picos, em Teresópolis. Além do formato curioso, ela está cercada por outros picos famosos.
A trilha
A caminhada até a Caixa de Fósforos tem aproximadamente 10 km de ida e volta, desnível de 500 metros e duração média de 3 horas. É considerada de nível leve superior, mas com alguns pontos íngremes, incluindo uma escada de ferro na parte final.
O percurso é bem sinalizado e passa por áreas abertas, mata fechada, riachos e mirantes com vista para os Três Picos e outras formações da serra. No topo, a recompensa é um visual de 270 graus que inclui o Capacete, os Três Picos e a Cabeça de Dragão. É possível chegar até a base da pedra, mas o espaço é pequeno e exige cuidado.
Como chegar
O acesso é feito pela RJ-130 (Tere-Fri), com entrada pela rua do Colégio Ibelga, na Baixada de Salinas. Para quem vem de Nova Friburgo, é preciso entrar à esquerda após o Ceasa de Conquista. Já quem vem de Teresópolis deve entrar à direita após a divisa dos municípios.
Depois do colégio, a estrada é de chão até a portaria do parque. O trecho pode ser percorrido por carros comuns, mas em dias chuvosos o caminho fica mais difícil. Há estacionamento no local (com possível cobrança) e opções de vagas em um sítio próximo.
O Parque Estadual dos Três Picos é o maior parque estadual do Rio de Janeiro, com mais de 65 mil hectares, abrangendo áreas de Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim e Guapimirim.
Reconhecido pela biodiversidade e pelo ecoturismo, ele oferece diversas opções de trilhas, escaladas e camping para visitantes. O acesso ao parque é gratuito, e ele funciona diariamente, das 8h às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas por telefone, no número (21) 2649-6847, ou pelo perfil oficial do parque no Instagram.
Leia tudo sobre o Rio de Janeiro
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Você receberá nossas newsletters em breve!
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Fonte.:Viagen