8:28 AM
24 de agosto de 2025

Metilfolato: para que serve e quando fazer a suplementação

Metilfolato: para que serve e quando fazer a suplementação

PUBLICIDADE



metilfolato é um suplemento indicado para gestantes, devido ao seu papel importante em diversos processos fundamentais nessa etapa, como a síntese de DNA e RNA e a divisão celular.

Participando de processos metabólicos e da formação fetal, ele também diminui o risco de diversas doenças ao longo de toda a vida.

Embora possa causar estranheza à primeira vista, o metilfolato nada mais é do que uma versão com maiores taxas de absorção do nutriente mais famoso como ácido fólico ou vitamina B9.

Saiba mais sobre ele.

+Leia também: Por que gestantes precisam tomar metilfolato?

O que é o metilfolato?

A vitamina B9, também conhecida como folato ou ácido fólico, é um micronutriente essencial para diversas funções no corpo.

O metilfolato, por sua vez, é a forma natural predominante dos folatos, uma substância já “processada” pelo organismo, o que o faz ter uma biodisponibilidade maior. Ele garante um aproveitamento mais rápido e mais eficiente, sem precisar passar pela conversão que o corpo faz com o ácido fólico.

Continua após a publicidade

Para que serve o metilfolato?

O folato é necessário para síntese do DNA e RNA e divisão celular, especialmente as que se dividem rapidamente, como as da medula óssea e do trato gastrointestinal. A substância também reduz o risco de patologias do tubo neural e malformações da coluna vertebral ou medula durante a gestação.

No restante da vida, a deficiência de folato pode causar anemia, leucopenia e diminuição das plaquetas. Também está relacionado ao aumento da suscetibilidade de infecções e má absorção intestinal.

+Leia também: Ácido fólico baixo? Conheça 6 sintomas para ficar de olho

Funciona para depressão?

Há estudos que avaliam o uso de folato para atenuar condições neuropsiquiátricas, como depressão e distúrbios cognitivos em idosos. Neste quesito, vale lembrar que ele atua de forma complementar e coadjuvante, sendo imprescindível manter a continuidade dos tratamentos indicados por um médico de confiança. Suplementos não são remédios.

A deficiência de vitamina B9 também pode levar a alterações de humor e um risco incrementado de doenças cardíacas. Níveis adequados do nutriente são importantes para a redução de riscos nessas duas frentes.

Continua após a publicidade

Para quem a suplementação é necessária?

A suplementação é indicada ao longo da gravidez, desde a descoberta da gestação e podendo persistir até mesmo nos meses seguintes ao parto, conforme orientação médica. É um dos suplementos indicados por padrão pelo Ministério da Saúde, ao lado do ferro e, mais recentemente, do cálcio, que previne a pré-eclâmpsia.

Suplementos de folato, porém, devem ser tomados em horários diferentes do ferro, para evitar interações que possam prejudicar a absorção dos micronutrientes.

Fora da gestação, a suplementação com ácido fólico ou metilfolato também pode ser recomendada para pessoas com algum tipo de problema de absorção de nutrientes. Esse grupo inclui pessoas com doenças inflamatórias intestinais, celíacos, alcoolistas ou quem tem algum outro problema crônico que leve à deficiência de folatos.

Em qualquer cenário, inclusive na gestação, o ideal é fazer a suplementação sob orientação médica, a fim de saber a dosagem adequada e os momentos mais indicados para tomar o metilfolato.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima