8:25 PM
24 de agosto de 2025

Desenvolve MT impulsiona inovação para melhorar qualidade do pescado em frigorífico

Desenvolve MT impulsiona inovação para melhorar qualidade do pescado em frigorífico

PUBLICIDADE



A busca por alimentos mais seguros e de alta qualidade acaba de ganhar um marco importante em Mato Grosso. Com apoio financeiro da Desenvolve MT, a empresa Naturale Fish, em Cuiabá, administrada por Juliana Medeiros, concluiu uma pesquisa inédita para eliminar a contaminação por Salmonella spp., no processamento de peixes nativos. O estudo, realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e acompanhado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), representa um avanço significativo para o setor e abre caminho para mudanças estruturais na indústria.

O investimento concedido pela agência por meio da linha de crédito Desenvolve Inovação – Finep Inovacred, com recursos do Governo Federal, viabilizou não apenas a ampliação do frigorífico, que está em fase inicial, mas também a execução do projeto científico que reposiciona o fluxo de processamento de pescado. Um processo inovador que incorpora tecnologia, otimiza etapas produtivas, reduz desperdícios e amplia a qualidade e a segurança alimentar, tornando a operação mais sustentável e competitiva no mercado.

A pesquisa foi publicada pela MDPI – Multidisciplinary Digital Publishing Institute, na revista científica Animals, e testou protocolos inovadores para processamento em condições reais de abate industrial. As mudanças propostas simples, mas estratégicas demonstram que é possível alcançar a ausência total de Salmonella spp. em escala industrial.

Para Juliana Medeiros, à frente da Naturale Fish, a conclusão da pesquisa marca um avanço decisivo para o setor de pescado em Mato Grosso. Segundo ela, o trabalho realizado ao lado da UFMT é um passo fundamental para garantir um novo patamar de segurança alimentar.

“A presença de microrganismos como a Salmonella spp. sempre foi um desafio não apenas para o pescado, mas também para outras proteínas como frango, boi e porco. No caso do peixe, pela própria natureza do habitat, o risco se torna ainda maior. Conseguir eliminar esses microrganismos no processo de produção é oferecer ao consumidor a tranquilidade de levar para casa um alimento 100% livre de contaminação”, destaca Juliana.

De acordo com o estudo, a principal medida foi a separação física entre áreas “sujas” e “limpas” dentro do frigorífico. Isso significa que etapas como a retirada de escamas, guelras e vísceras, consideradas críticas para a contaminação, passaram a ocorrer em espaço distinto e anterior à filetagem, onde o cuidado é redobrado para evitar o rompimento das vísceras, não contaminando o pescado com a salmonella.

A Salmonella spp., embora não faça parte dos microrganismos naturais dos peixes, pode ser introduzida durante o cultivo ou no processamento, tornando-se um risco à saúde pública. A legislação exige ausência da bactéria em pescado e derivados, o que pressiona frigoríficos a buscar métodos cada vez mais eficazes de controle, desafio para o qual a Naturale Fish já apresenta soluções concretas, impulsionada pelo crédito concedido pela Desenvolve MT.

Juliana Medeiros reforça que o apoio da Desenvolve MT foi essencial para que o projeto não ficasse apenas no campo experimental e pudesse alcançar a escala industrial, transformando a pesquisa em inovação concreta para o mercado.

“O crédito da Desenvolve MT nos permitiu ampliar a pesquisa e levar esse protocolo para dentro do frigorífico em escala industrial. Isso significa que conseguimos manter a produção em grande quantidade sem abrir mão da segurança alimentar, eliminando o risco de contaminação cruzada. Esse avanço não beneficia apenas a Naturale Fish, mas toda a cadeia de frigoríficos do estado, fortalecendo a competitividade de Mato Grosso e abrindo caminho para exportarmos um produto seguro e sem restrições sanitárias”, afirma Juliana.

Com o avanço da pesquisa e a futura ampliação da planta, a Naturale Fish projeta aumentar a produção e abrir novos mercados, inclusive para exportação. Para a Desenvolve MT, o caso ilustra a função estratégica do crédito no desenvolvimento econômico sustentável. “Um crédito bem aplicado demonstra o impacto positivo quando Governo, Ciência e a iniciativa privada atuam juntos, o resultado vai além do impacto empresarial. Ele fortalece cadeias produtivas inteiras, melhora a segurança dos alimentos e contribui para o crescimento econômico de Mato Grosso”, diz Mayran Beckman, Presidente da Desenvolve MT.

Desenvolve Inovação

A linha Desenvolve Inovação – Finep conta com R$43 milhões disponíveis para liberação em Mato Grosso neste segundo semestre. A linha de crédito na modalidade Inovacred é oferecida pela Desenvolve MT em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Governo Federal. A linha permite financiar até R$5 milhões, com prazos que podem chegar à 120 meses e carência de até 24 meses, variando conforme cada modalidade – como Inovacred, Inovacred 4.0 e Inovacred Telecom.

Os recursos dessa linha podem ser utilizados em diversos itens fundamentais para inovação, como obras civis, equipamentos, softwares, matérias-primas, consultorias, treinamentos, marketing, proteção de propriedade intelectual, entre outros.



Fonte Jornal de Mato Grosso

Leia mais

Rolar para cima