5:12 AM
25 de agosto de 2025

Aldrich Ames: o agente duplo que mais problemas causou aos EUA

Aldrich Ames: o agente duplo que mais problemas causou aos EUA

PUBLICIDADE


Aldrich Ames algemado e cercado por jornalistas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Aldrich Ames abandonou a universidade, mas seu pai era um analista da CIA que o ajudou a conseguir um emprego na agência

    • Author, Myles Burke
    • Role, BBC Future

Em 1985, os agentes soviéticos que trabalhavam para a CIA de repente começaram a desaparecer. Uma a uma, essas fontes de inteligência ocidentais foram detidas pelo serviço de inteligência soviético, a KGB, interrogadas e, em muitos casos, executadas.

Oleg Gordievsky era um desses agentes duplos. Como chefe da estação da KGB em Londres, ele estava secretamente trabalhando para o serviço de inteligência estrangeiro do Reino Unido, o MI6, havia anos. Mas então alguém o traiu. Ele acabou em Moscou, drogado, exausto após cinco horas de interrogatório e enfrentando a possibilidade real de ser fuzilado.

Gordievsky escapou por pouco, depois que o MI6 o tirou clandestinamente da União Soviética no porta-malas de um carro. Mais tarde, ele tentou descobrir quem havia sido o traidor.

“Por quase nove anos, tentei descobrir quem era o homem, quem era a fonte que me traiu, e não encontrei a resposta”, declarou Gordievsky em uma entrevista para o programa Newsnight em 28 de fevereiro de 1994 a Tom Mangold, jornalista investigativo da BBC.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima