Presidente da CPI dos Pancadões na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Rubinho Nunes (União Brasil) apresentou projeto que cria o Código de Combate à Narcocultura.
Segundo o parlamentar, o objetivo é evitar a glamourização do tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro e a cooptação de jovens pela cultura criminosa.
“A cidade de São Paulo pertence aos paulistanos, não ao crime organizado. A cultura do crime não pode continuar ditando moda, comportamento e ocupando o espaço público. Esse projeto é um ataque frontal ao narcoestado que se instalou no Brasil”, afirma.
Entre as medidas incluídas no código estão proibição de pancadões e festas clandestinas, multas de até R$ 50 mil e lacração de estabelecimentos usados como fachada criminosa, apreensão de equipamentos de som em festas ilegais, monitoramento das escolas municipais com atuação conjunta do Conselho Tutelar e implantação de projeto para resgatar jovens com atividades culturais e esportivas.
Segundo o vereador, o projeto não é contrário à cultura legítima da periferia, mas sim sua apropriação pelo tráfico.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de S.Paulo