Os seis finalistas do Empreendedor Social 2025, anunciados na última semana, disputam a partir desta segunda-feira (25) a categoria popular do prêmio realizado pela Folha e Fundação Schwab.
É a largada de uma campanha de doação por meio da plataforma MobilizAção, que tem por objetivo estimular o público a se engajar nas causas das iniciativas que concorrem à premiação em clima de COP30.
Serão premiadas a iniciativa que mobilizar o maior número de doadores e aquela que arrecadar mais doações na categoria realizada em uma parceria da Folha com Doare, Movimento Arredondar e PagBank, além de matchfunding da Ambev.
Para cada R$ 1 doado, a Ambev vai doar mais R$ 1, até o limite de R$ 30 mil, e oferecerá outros R$ 30 mil distribuídos como bônus para finalistas que engajarem mais doadores. A proposta é incentivar a cultura de doação no país.
“Temos muito orgulho de manter uma parceria de longa data com o Prêmio Empreendedor Social. Essa união fortalece a agenda socioambiental no setor privado e é uma união que amplia o impacto positivo na sociedade”, diz Laura Aguiar, diretora de Impacto e Relações com a Sociedade.
A plataforma MobilizAção apresenta a atuação das seis iniciativas que chegaram à final do concurso com soluções para os desafios da emergência climática e seus impactos, em sintonia com a Conferência do Clima, a COP30, a ser realizada em novembro em Belém (PA).
É possível contribuir a partir de R$ 5 no site folha.com/plataformamobilizacao2025. O público pode doar quantas vezes quiser por meio de diversas formas de pagamento oferecidas pelo PagBank.
“É com grande satisfação que estamos mais uma vez reforçando a nossa presença como meio de pagamento oficial para as doações deste grandioso projeto. Somos um banco digital completo, com foco em inovação, excelência e parceiro do empreendedor brasileiro”, afirma Alexandre Magnani, CEO do PagBank. “Desta forma, apoiar a Plataforma MobilizAção é sempre um reforço desta nossa parceria.”
Para Camila Pasin, gerente de Parcerias no Movimento Arredondar, a campanha vinculada ao Prêmio Empreendedor Social é uma valiosa oportunidade de reforçar a importância da cultura de doação como motor de transformação social e ambiental.
“Quando cada pessoa contribui, com qualquer valor, estamos coletivamente fortalecendo iniciativas que geram impacto real, melhoram vidas e constroem soluções para desafios urgentes do nosso país”, afirma Pasin. “Essa mobilização demonstra que doar é também um ato de cidadania, capaz de inspirar mudanças estruturais e criar um legado de solidariedade para as próximas gerações.”
Em 2024, foram mobilizados R$ 161 mil por meio de 1.748 doadores únicos. Com o match da Ambev, que dobrou as doações até o limite de R$ 30 mil, mais bonificações de R$ 35 mil, foram R$ 196 mil distribuídos entre 6 finalistas daquele ano.
Para amplificar a campanha, famosos vão abraçar cada uma das causas, como padrinhos das iniciativas, durante todo o mês. Assim como em edições anteriores, eles vão publicar vídeos em suas redes sociais convocando o público a se engajar.
“Vivemos um tempo de transformações aceleradas, impulsionadas por tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, e por crises sociais e ambientais que atravessam fronteiras. Nesse cenário, o ato de doar se reafirma como uma das formas mais potentes de nos reconectarmos com aquilo que nos torna humanos: o cuidado com o outro, o compromisso com o bem comum”, diz Felipe Antunes, co-fundador e COO da Doare.
Os vencedores da plataforma MobilizAção serão anunciados na cerimônia de premiação em 30 de setembro, na Sala São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Folha, quando também serão conhecidos os vencedores pelo júri nas categorias Inovadores Sociais do Ano e Soluções que Inspiram.
O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Coca-Cola, Sesi, Instituto Liberta e Movimento Bem Maior. Conta com apoio da Sala São Paulo e da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Trevisan Escola de Negócios, Prosas, SBSA Advogados e UOL. A premiação tem ainda 15 parceiros institucionais e 6 de divulgação.
Fonte.:Folha de S.Paulo