5:18 AM
28 de agosto de 2025

Buracos na Praça do Tio Faissal gera embate público entre Paula Calil e Maysa Leão e expõe racha na Câmara de Cuiabá

Buracos na Praça do Tio Faissal gera embate público entre Paula Calil e Maysa Leão e expõe racha na Câmara de Cuiabá

PUBLICIDADE


Uma simples postagem nas redes sociais foi suficiente para acirrar os ânimos e expor o racha dentro da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. A presidente Paula Calil (PL) e a vice, Maysa Leão (Republicanos), protagonizam agora um embate público que mistura política, emoções pessoais e disputas de protagonismo.

O estopim foi um vídeo publicado por Maysa em que uma moradora reclama dos buracos próximos à “Praça do Tio Faissal”, localizada no bairro Shangri-lá. O detalhe: o local leva o nome do pai da presidente, Faissal, figura conhecida e respeitada na região.

O conteúdo, aparentemente simples, foi recebido por Calil como uma afronta direta à sua família. Em resposta, a presidente gravou um vídeo no próprio local e não conteve a emoção: “Um vídeo na rede social dela ironizando meu pai, um senhor de 82 anos, com Alzheimer, que trabalhou neste estado… Uma colega minha que senta do meu lado no parlamento? Cadê a sororidade?”, disparou.

 Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Calil ainda ressaltou que a mãe cuida da praça há mais de 15 anos com recursos próprios e criticou a postura da vice. “Tio Faissal é o meu pai e quem cuida essa praça com muito amor e carinho é a minha mãe. Uma senhora de setenta e oito anos que tem o maior amor, apreço. Tudo que você puder imaginar de bom é a minha mãe por essa praça.  Vereadora Maysa eu vi que a senhora está preocupada com o bairro Shangri-lá assim como eu. Que a senhora era vereadora no ano passado. Então a senhora tem emendas esse ano para buscarmos melhorias não apenas para o bairro Shangri-lá, mas também, pros bairros do entorno”.

Calil finaliza o vídeo afirmando que  o ‘Governo do Estado aprovou o micro recapeamento do bairro Jardim Shangri-lá, Jardim Califórnia e Boa Esperança’.

Por sua vez,  a vereadora Maysa tratou de rebater publicamente, classificando a reação da presidente como exagerada e “fora de contexto”. “Não citei absolutamente ninguém. Apenas repostei o vídeo de uma munícipe. Conheço sua família, respeito sua mãe e sua história. Jamais fiz referência direta. Foi desnecessário transformar isso em ataque pessoal”, declarou.

A republicana, que vem se consolidando como voz crítica à gestão do prefeito Abílio Brunini (PL), viu no episódio uma tentativa de desviar o foco das cobranças legítimas por melhorias na cidade.

A postagem de Paula Calil recebeu apoio imediato de aliadas da base governista. A vereadora e primeira-dama, Samantha Iris (PL), e a primeira-secretária da Câmara, Katiuscia Manteli (PSB), saíram em defesa da presidente e reforçaram o legado da família Faissal no bairro.  “Quando existe a referência de ‘Praça do Tio Faissal’ é porque há história e trabalho. Não se pode apagar isso com críticas rasas”, afirmou Manteli.

O episódio escancara a divisão interna na Câmara: De um lado, a base governista que tenta blindar a gestão do prefeito de Cuiab,a  Ablio Brununi (PL) e de outro, Maysa Leão, que não tem poupado críticas à administração municipal, especialmente na área da educação.

O embate entre presidente e vice vai além da questão dos buracos na praça: revela uma disputa por espaço político, poder de narrativa e controle do protagonismo dentro do Legislativo da capital.

Com a guerra de declarações já nas redes sociais e reverberando na imprensa, o racha na Câmara promete novos capítulos  e expõe a fragilidade da tão propagada “sororidade” entre as parlamentares.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima