O salmão com missô é uma refeição fácil para qualquer noite da semana, mas é elevado a um nível completamente diferente com as adições de toranja e mel. Combinar a casca e o suco da toranja com mel, missô e um pouco de gengibre dá ao peixe um acabamento glutinoso e ácido quando gratinado.
O arroz de sushi é misturado com uma simples porção de manteiga e algumas cebolinhas fatiadas, tornando-o um acompanhamento reconfortante para este peixe simples, resultando em um elegante jantar para noites de semana.
Rendimento: 4 porções
Tempo total: 35 minutos
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz para sushi
- 3 colheres (sopa) de missô branco
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
- 2 colheres (chá) de raspas de toranja fresca, mais 1 colher (sopa) de suco
- 4 filés de salmão sem pele (170 a 230 g), secos com papel-toalha
- Sal e pimenta
- 4 cebolinhas fatiadas finamente
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal em cubos
- Qualquer combinação de kimchi, pimenta crocante, folhas de nori torradas e fatias de pepino, abacate ou rabanete para servir
Modo de preparo
- Coloque o arroz em uma tigela média e complete com água fria da torneira. Passe os dedos pelo arroz, mexendo delicadamente os grãos para soltar o amido. Descarte o máximo de água possível e repita até que a água saia um pouco mais transparente, mais duas ou três lavagens.
- Escorra o arroz e transfira para uma panela pequena ou média com tampa hermética. Despeje 2 xícaras de água fria e leve para ferver em fogo médio alto. Mexa o arroz para evitar que grude no fundo da panela, tampe e reduza o fogo para baixo. Cozinhe sem levantar a tampa por 18 minutos. (Ajuste o timer!)
- Enquanto o arroz cozinha, preaqueça o forno. Misture o missô, o mel, o azeite, o gengibre e as raspas e o suco de toranja em uma tigela grande. Tempere o salmão levemente com sal e adicione à tigela. Misture delicadamente para cobrir. Deixe marinar em temperatura ambiente até o timer do arroz desligar.
- Retire a panela de arroz do fogo e deixe cozinhar no vapor, tampada, por 10 minutos, enquanto assa o salmão.
- Ponha o salmão em uma assadeira forrada com papel-alumínio. Certifique-se de deixar a marinada agir e espalhe o excesso sobre os filés. (Esta etapa ajudará a dourar melhor.) Asse o salmão até ficar brilhante e dourado na maioria dos pontos, cerca de 5 minutos para mal passado ou 7 minutos para ao ponto. O tempo também dependerá se você deseja um pouco de carbonização por cima.
- Descubra o arroz e adicione a cebolinha e a manteiga. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Solte o arroz com uma espátula de borracha. Sirva o salmão sobre o arroz e adicione os acompanhamentos que desejar.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo