3:11 PM
29 de agosto de 2025

PCC e CV: por que facções de outros Estados não criam raízes no Rio Grande do Sul?

PCC e CV: por que facções de outros Estados não criam raízes no Rio Grande do Sul?

PUBLICIDADE


Dagoberto da Costa (E) recebe o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, no Presídio Central de Porto Alegre em março de 2014.

Crédito, Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP), Divulgação

Legenda da foto, Dagoberto da Costa (E) recebe o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, no Presídio Central de Porto Alegre em março de 2014.

    • Author, Luiz Antônio Araujo
    • Role, De Porto Alegre para a BBC News Brasil

Quando chegou ao bairro Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre, na manhã de 17 de janeiro de 2016, o repórter e documentarista Renato Dornelles não se impressionou com o isolamento de ruas pela Brigada Militar.

Com 51 anos de idade e 29 de jornalismo, divorciado, dois filhos e duas netas, Dornelles frequentava a região, uma das mais violentas da capital gaúcha, havia mais de 30 anos.

Naquele domingo ensolarado de verão, uma cabeça tinha sido encontrada no interior de uma caixa de papelão deixada em uma rua do bairro.

“O que me impressionou foi o silêncio”, recorda-se o jornalista, lembrando que, apesar da presença do tráfico de drogas, domingos costumam ser festivos nas comunidades de Porto Alegre, com churrasco, música alta e crianças nas ruas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima