A concepção do produto coloca o usuário no controle. A empresa envia um pedido de autorização e fica claro o valor cobrado, a frequência, os limites. E o usuário consegue cancelar a qualquer momento
Sebastian Fantini, diretor de produtos do Ebanx
Além dessa modalidade, o Pix já permite agendamento de transferências, inclusive de forma recorrente, e também o parcelamento, que funciona como uma oferta de crédito semelhante ao cartão.
E se a pessoa fizer um Pix por engano? Para essas situações, o Banco Central criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), hoje em versão 1.0, mas já com uma atualização em desenvolvimento.
A acessibilidade também entrou na pauta: já é possível fazer Pix por comandos de voz, informando valor e destinatário, com confirmação final na tela antes da conclusão. Para Fantini, esse tipo de recurso amplia ainda mais o alcance do sistema.
O impacto vai além das fronteiras brasileiras. Embora o Banco Central não tenha lançado oficialmente um Pix internacional, já existem empresas que operam convênios regionais, com transações feitas em países como a Argentina e o Chile.
São empresas que conseguem fazer convênios. Na prática, o pagador faz uma operação local e essa empresa se encarrega de fazer o pagamento depois para o comerciante na Argentina
Sebastian Fantini, diretor de produtos do Ebanx
Fonte.:UOL Tecnologia.: