O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo faleceu no início deste sábado, 30, aos 88 anos, vítima de complicações de uma pneumonia. O autor, considerado um dos principais da literatura brasileira, estava internado em estado grave desde o último dia 11.
A pneumonia é uma doença pulmonar que pode ser provocada por vírus, bactérias e, mais raramente, por outros motivos. No caso de Veríssimo, não foi informada sua origem.
Ela é mais perigosa para pessoas com o sistema imune mais frágil, como crianças pequenas, portadores de doenças crônicas ou idosos. Entre eles, as causas mais comuns são o vírus sincicial respiratório (VSR), gripe ou covid. Nesses casos, pode ser fatal.
O quadro é marcado por uma inflamação severa nos pulmões, que compromete a capacidade do órgão trabalhar, levando à insuficiência respiratória e, em última instância, à síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou a outras complicações, como a sepse.
O risco pode ser amenizado com vacinas contra o VSR, o influenza, o coronavírus e o pneumococo (bactéria que causa a doença pneumocócica).
Este ano, o ator Val Kilmer também faleceu vítima da doença.
O autor que ensinou gerações a gostar de ler
Verissimo era conhecido por seu carisma e escreveu histórias que ficaram marcadas no imaginário popular. Entre suas principais obras, estão Ed Mort e Outras Histórias, onde apresenta ao mundo seu detetive endividado, O Analista de Bagé e Comédias da Vida Privada.
Várias de seus criações foram adaptadas ao cinema, como o próprio Ed Mort, interpretado por Paulo Betti nas telonas em 1997. Era conhecido por seu senso de humor marcante e era também um notório cronista, tendo escrito por décadas nos principais jornais brasileiros.
Veja a nota completa do Hospital Moinhos de Vento
O Hospital Moinhos de Vento comunica o falecimento do escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, às 00h40 deste sábado (30), devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. Aos 88 anos, ele estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento.
Filho do consagrado escritor Érico Verissimo, Luis Fernando Verissimo é um dos autores mais populares e respeitados da literatura brasileira contemporânea.
Publicou mais de 70 livros, vendeu cerca de 5,6 milhões de exemplares e conquistou leitores com crônicas, contos e romances, destacando-se pelo humor refinado e pela capacidade de transformar situações do cotidiano em reflexões inteligentes e bem-humoradas.
Iniciou a carreira no jornalismo em 1966, como revisor do jornal Zero Hora, em Porto Alegre, e lançou seu primeiro livro, O Popular, em 1973. Também assinou colunas em jornais como O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, consolidando-se como uma das vozes mais influentes da crônica brasileira.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril